O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada pelo Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, tendo completado 75 anos. A informação foi divulgada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. O Santo Padre nomeou Arcebispo de Mariana, Sua Excelência Reverendíssima Dom Airton José dos Santos, até agora Arcebispo Metropolitano de Campinas, em São Paulo.
O pedido de renúncia foi aceito pelo papa Francisco na quarta-feira (25) de acordo com o Código e Direito Canônico, que determina o pedido após o prelado completar 75 anos. Dom Geraldo exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Airton, no próximo dia 23 de junho.
A Arquidiocese de Mariana agradeceu a Dom Geraldo por seu serviço pastoral ao longo de quase 11 anos e deu as boas vindas a Dom Airton. “Nossa saudação, agradecimento, nossa alegria filial a Dom Geraldo Lyrio Rocha por todo o seu trabalho, seu pastoreio, desempenhando com amor, solicitude e autodoação. A arquidiocese de Mariana jamais será esquecida de sua trajetória histórica e altamente benemérita pelos grandes feitos pastorais, eclesiais, sociais e humanos junto ao nosso povo. A Dom Airton nossa consideração e coração aberto para com a sua escolha como arcebispo de Mariana. Seja Dom Airton continuadamente abençoado no seu novo pastoreiro e tenha as luzes divinas e a proteção de Maria e de São José para o seu trabalho pastoral”.
Dom Airton é mineiro de Bom Repouso e tem 62 anos. Formou-se em Filosofia na Faculdade do Ipiranga e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Direito Canônico obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.