Todas as estradas que ligam a Ouro Preto estão com acesso livre, mesmo com as fortes chuvas que têm caído na região neste inicio de verão. Há apenas um deslizamento na Rodovia do Contorno próximo ao hospital, no sentido Mariana, onde o trânsito está sendo feito em meia pista com sinalização e acompanhamento do Denit.
Naquele local, sempre que há intensificação das chuvas nesta época do ano ocorrem deslizamentos. Isto acontece desde que a BR 356 foi construída, pois há problemas de conformação geológica. Estudos demonstram que aquele trecho necessita de uma intervenção de grande porte para conter os deslizamentos, demandando um aporte considerável de recursos.
Segundo a Secretaria de Governo de Ouro Preto, a Comdec local – Coordenadoria de Defesa Civil – está atenta e monitorando qualquer movimento nas estradas de acesso a cidade para tomar as providências no âmbito municipal, estadual e até federal, caso haja necessidade. Porém, a Comdec alerta para que usuários tenham atenção ao dirigir neste período de fortes chuvas.
Dados do órgão municipal informam que o esperado de chuvas para todo o mês de dezembro em Ouro Preto era de 320 milímetros e houve precipitação de 485,5 milímetros. Somente no dia 23 de dezembro, na sede, foram 75 milímetros com chuva de granizo. De 23 a 31 de dezembro, caíram 391 milímetros de chuva em todo o município.
Roberto Antonio Gomes, coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, explica que o fato se deve a cidade estar no meio da zona de convergência entre as frentes frias que chegam à região e a massa de ar quente. Ele lembra ainda que, por causa do trabalho de parceria da Comdec com outros órgãos municipais e estaduais, além de voluntários, o município está tranquilo, principalmente em relação ao passado da cidade quando não havia Defesa Civil.