O Liberal
Ouro Preto
2 min

Ouro Preto recebe cidades barrocas em 2012

Ouro Preto recebe cidades barrocas em 2012

Ouro Preto vai sediar, em janeiro de 2012, o segundo encontro da Rede de Cidades Barrocas da América Latina, que acaba de ser criada em Puebla, México, durante encontro inaugural dos prefeitos dos municípios associados. Presente no ato, o prefeito Angelo Oswaldo foi eleito vice-presidente da nova organização, presidida pela prefeita de Puebla, Blanca Alcalá. Também é vice-presidente o prefeito de Cuzco, Peru, Luís Arturo Florez García.

Segundo Angelo Oswaldo, a rede vai incrementar a valorização e divulgação do patrimônio das cidades barrocas, todas elas inscritas pela Unesco na lista dos monumentos mundiais.

Para acolher o segundo encontro, a Prefeitura vai organizar o Festival Barroco de Ouro Preto, que já começa a ser articulado pelo prefeito e pelo secretário de Cultura e Turismo, maestro Chiquinho de Assis. “Temos a grande Festa do Reinado do Rosário no início de janeiro e devemos lançar, na segunda quinzena, o Festival Barroco, de modo a enriquecer o nosso calendário com um evento internacional”, afirmou o prefeito, que vai convidar diversas instituições para a nova parceria.

Até lá, a Rede das Cidades Barrocas vai trabalhar intensamente na promoção do intercâmbio de informações e na divulgação das características barrocas das cidades. Um portal na internet será criado pela Prefeitura de Cuzco, e o interesse da rede é que as cidades se somem e articulem, permanentemente, a projeção de seus valores e atrativos.

Fazem parte da rede, como fundadoras, as cidades de Ouro Preto, Brasil; Cuzco, Peru; Quito, Equador; Antigua, Guatemala; Puebla, Cidade do México, Guanajuato, Oaxaca de Juárez, Morelia, Santiago de Querétaro e Zacatecas, todas do México.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni