Ouro Preto celebrou no último dia 08 de julho seu aniversário de 306 anos de elevação à Vila Rica. Para esta ocasião, a Prefeitura, em parceria com o Festival de Inverno, organizou uma programação especial repleta de música, cultura e esporte. Para o prefeito Júlio Pimenta, este é um momento muito especial para os ouro-pretanos e turistas que estão na cidade, o aniversário é uma festividade que desperta diversão e reflexão sobre a antiga Vila Rica.
As comemorações começaram na sexta-feira, dia 07 de julho com as atrações esportivas. Durante três dias os bairros Água Limpa e Barra sediaram atrações como campeonatos de futebol, aulas de zumba e rua de lazer. Os eventos conseguiram atrair crianças e jovens de várias partes do município, com o objetivo de mostrar suas habilidades no esporte.
As produções musicais também fizeram parte das comemorações. Durante três dias consecutivos, a Praça Tiradentes tornou-se um grande palco aberto, concentrando milhares de pessoas para assistirem aos shows de Diogo Nogueira, Banda Cheiro de Amor e Dani Tavares. Responsáveis por sacudir a multidão com suas canções repletas de axé, samba e sertanejo universitário.
Para Vina Calmon, vocalista da banda Cheiro de Amor, foi uma honra tocar na véspera do aniversário de umas das cidades mais antigas de Minas Gerais. Para comemorar, a Cheiro de Amor preparou um repertório especial para a ocasião. Dani tavares, complementou ao dizer que é a primeira vez que seu show acontece em Ouro Preto, um espaço rodeado de lindas paisagens, cultura e tradições.
A criançada também teve sua vez. No domingo, dia 09 de julho, a Patrulha Canina fez a alegria dos mais novos ao cantar as canções que fazem sucesso na série televisiva. Ao final, os integrantes tiraram fotos com a garotada, chegando a formar uma fila com mais de 100 pessoas.
O evento também contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que parabenizou o município pelos 306 anos e lembrou que festividades desta natureza movimentam a cidade no seu grande potencial de arte e cultura com resposta bastante positiva. Também compareceram os secretários municipais de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, e de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia Guerra, que atuaram no planejamento da programação cultural com o objetivo de enriquecer o evento.
Natália Stefanie Gomes, que nasceu em Ouro Preto, disse estar feliz com a iniciativa dos idealizadores em promover ações desta natureza, uma vez que a população e turistas aproveitem está ocasião para conhecerem melhor a identidade histórica que o município carrega.
A programação comemorativa continua no festival de Inverno que acontece até o dia 22 de julho. Entre as atrações, o publico poderá conferir shows, filmes e espetáculos como o a apresentação do Grupo Galpão. A programação completa está disponível no site do Festival.