A Orquestra Ouro Preto faz concerto no próximo dia 14 de julho, às 20h30, na Igreja de São Pedro, em Mariana. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas na Igreja de São Pedro, a partir das 19h30. O concerto integra a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e a Turnê Estadual da Orquestra, que conta com patrocínio da Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, inscrita no PRONAC: 15-4875.
No repertório, a Orquestra Ouro Preto apresenta obras que explicitam conceitos basilares que fundamentam seu trabalho desde sua criação: a excelência, a versatilidade e o ineditismo, marcas que vem distinguindo o trabalho da Orquestra em relação a demais formações eruditas no país.
Maestro Rodrigo Toffolo
A regência do concerto ficará a cargo do maestro Rodrigo Toffolo, que acaba de chegar da Itália, onde foi convidado para representando Ouro Preto, Minas Gerais e a música nacional, com o objetivo de reger a Orquestra Metropolitana da cidade de Bari (localizada na região sul), em dois concertos aclamados pela crítica. É o que conta o crítico Sbisà, do jornal La Gazzetta del Mezzogiorno. “O Maestro Rodrigo Toffolo revelou-se uma personalidade excepcional, conquistadora e envolvente. O mérito de Toffolo, sem dúvida, foi aquele de obter uma fusão impecável de sons e de intenções, entre orquestra e os músicos convidados, fazendo com que cada peça resultasse impecável e sobretudo coloridas e apaixonantes”, reflete.
Prêmio da Música Brasileira
Mais uma notícia boa para o público que acompanha a Orquestra Ouro Preto. O grupo é finalista no Prêmio da Música Brasileira 2017, na categoria melhor álbum erudito, pelo disco Latinidade: Música para as Américas.
O Prêmio da Música Brasileira é a mais importante premiação da música nacional, consagrando os melhores artistas de diferentes estilos musicais. Em 2015, a Orquestra Ouro Preto conquistou o Prêmio da Música Brasileira, ao lado de Alceu Valença, na categoria melhor álbum de MPB, pelo disco Valencianas. Se vencer a categoria erudito, a Orquestra Ouro Preto se tornará o primeiro grupo/artista a conquistar a premiação nas categorias MPB e erudita.
A 28ª edição do prêmio, homenageia Ney Matogrosso e será realizado no dia 19 de julho de 2017, quarta-feira, às 21h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
E as novidades não param por aí
Ainda pela Turnê Estadual, com patrocínio da Vale, a Orquestra Ouro Preto faz concertos nas cidades de Brumadinho, Nova Lima, Itabira, Itabirito, São Gonçalo do Rio Abaixo. A Vale também patrocina o Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras idealizado pela Orquestra Ouro Preto, que vem desenvolvendo uma série de oficinas destinadas às corporações musicais de Ouro Preto, Mariana e região.
Nacionalmente, a Orquestra, no final de julho, dá continuidade à sua Turnê Nacional patrocinada pela SulAmérica. Os concertos serão realizados no Rio de Janeiro e Curitiba. Ainda no segundo semestre, a Orquestra passa por São Paulo e Curitiba.
Também no segundo semestre, a Orquestra dá seus primeiros passos no mundo da literatura. O maestro Rodrigo Toffolo, em parceria com Ziraldo, finaliza livro dedicado ao público infanto-juvenil, promovendo um grande passeio pela história da música.
Os projetos da Orquestra Ouro Preto contam com patrocínio da Vale, SulAmérica, Aliança Energia, Gasmig e CBMM.
Para mais informações sobre a Orquestra Ouro Preto, visite o portal orquestraouropreto.com.br e siga a Orquestra nas mídias sociais.