A Orquestra Ouro Preto se despede de sua cidade sede neste final de semana, com um concerto beneficente e lançamento do livro Amiga Música. O evento será realizado neste sábado, dia 16 de dezembro, ás 16h, no Cine Vila Rica. O montante arrecadado será destinado ao Lar São Vicente de Paulo, obra social que abriga cerca de 60 idosos em Ouro Preto.
Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto apresenta seu tradicional Auto de Natal. Ao lado dos bonecos Tatá e Lili, o grupo transporta o público para o universo natalino, por meio de brincadeiras interativas, canções típicas da época e um universo lúdico de sentimentos.
Os ingressos podem ser adquiridos no Cine Vila Rica, Hotel e Restaurante Toffolo e no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, ao valor de R$30 (trinta reais). O concerto é uma parceria entre a Orquestra Ouro Preto e a AVOSCOP – Associação de Voluntárias da Santa Casa de Ouro. Preto.
Lançamento do Livro Amiga Música
Logo após, às 17h, o Maestro Rodrigo Toffolo lança, no Cine Vila Rica, o livro Amiga Música. Escrito e idealizado pelo maestro, com desenhos do grande cartunista mineiro Ziraldo e de seu parceiro Mig, o livro conta a história de Bia, uma garotinha que desvenda as belezas e os mistérios da vida através da música.
Amiga Música acompanha o acompanha o crescimento da personagem que descobre, aos pouquinhos, que na maravilhosa experiência de viver, a música é uma companheirona e estará sempre presente nos momentos mais alegres e naqueles nem tão felizes.
O livro chega a sua segunda edição, com distribuição nacional pela Moderna, uma das mais importantes editoras dedicadas ao público infantil. O lançamento do livro terá entrada gratuita.
Um ano para ser celebrado. Orquestra Ouro Preto faz balanço de 2017
Com um calendário intenso de atividades, a Orquestra Ouro Preto comemora o resultado de intenso trabalho em 2017. Foram 48 concertos durante o ano, para um público aproximado de 50 mil pessoas, com presença em diversas cidades do país.
Pela Turnê Nacional, lançando o DVD The Beatles, o grupo se apresentou em Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. Já pela Turnê Estadual várias cidades foram contempladas com apresentações gratuitas da Orquestra: Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Nova Lima, São Gonçalo do Rio Abaixo, Cocais e Itabira.
2017 também foi um ano de estreias. A Orquestra Ouro Preto lançou o espetáculo “Quem Perguntou Por Mim: Orquestra Ouro Preto e Fernando Brant”, uma homenagem a um dos grandes poetas da música popular brasileira. Depois de muitos pedidos, um pequeno susto que envolveu o roubo de equipamentos de gravação, a Orquestra lançou o aclamado disco Música para Cinema, que vem encantando muita gente.
O trabalho realizado pela Orquestra Ouro Preto, com direção do Maestro Rodrigo Toffolo, vem conquistando espaço em âmbito nacional e internacional, haja vista a conquista do Prêmio Profissionais da Música 2017 – categoria orquestras, além de ter sido finalista no Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor disco erudito por Latinidade: música para as Américas, o que mostra que, cada vez mais, a Orquestra vem se estabelecendo como o mais importante grupo de câmara do país.
Presença em Ouro Preto
A cidade Patrimônio cultural da humanidade não ficou de fora. A Orquestra Ouro Preto realizou uma série de apresentações em Ouro Preto, com destaque para a gravação do DVD Música para Cinema, no Largo do Rosário, que movimentou milhares de pessoas na cidade.
Mas não foi só através de apresentações que a Orquestra Ouro Preto marcou presença em Ouro Preto. O grupo criou o Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras que atendeu, gratuitamente, através de oficinas com profissionais renomados, 24 corporações musicais de Ouro Preto, Mariana e região, com o objetivo de fomentar essa importante tradição musical, Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais. No total, foram atendidos 150 músicos de várias idades e gêneros.
Além disso, a Orquestra doou às bibliotecas das escolas municipais de Ouro Preto, edições do livro Amiga Música. Os volumes doados serão utilizados como material complementar nas aulas de artes para os pequenos alunos e alunas da rede municipal de ensino.
E para aquelas pessoas que se perguntam sobre a volta do projeto Orquestra nos Distritos e Orquestra nos Bairros, a expectativa é que no ano que vem as apresentações sejam retomadas. O grupo trabalha para retomar os concertos que foram realizados, tradicionalmente, há mais de dez anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Para o maestro Rodrigo Toffolo, o ano de 2017 foi um ano de grande importância para a Orquestra Ouro Preto. “Estamos muito contentes com o resultado alcançando, pelo público que nos acompanhou e nos acompanha desde sempre. Nossa vontade é de agradecer a todas aquelas pessoas que nos seguem, aos parceiros, amigos, amigas e patrocinadores que auxiliam na manutenção deste projeto que completa 18 anos de atividades no ano que vem. Tenho certeza que ano que vem será um ano ainda mais especial, com muitas novidades”, promete.
A Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela SulAmérica, Vale, Aliança, Gasmig e CBMM.