O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Obra da nova unidade UBS Morro Santana segue paralisada

Obra da nova unidade UBS Morro Santana segue paralisada

Impasse entre a Prefeitura e empresa responsável dificulta conclusão da obra

Mais um impasse financeiro, herança da última gestão do ex-prefeito José Leandro, tem causado transtorno e morosidade na finalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro Santana. A obra, que era para durar oito meses, já se arrasta há mais de três anos e ainda não há previsão de conclusão.

De acordo com William dos Santos e William Soares, proprietários da Nova União, empresa responsável pelos trabalhos, a antiga administração alterou todo o projeto original, dificultando o trabalho da empreiteira. “A gestão passada não conseguiu desapropriar uma casa ao lado do terreno, que estava inclusa no projeto original, e por isso autorizou todos os tipos de mudança. Foi licitada uma obra e executada outra, mas com o consenso de todos os responsáveis à época”, explicou William Soares, que ainda afirma que José Leandro queria inaugurar a obra nas últimas semanas do seu mandato, mesmo com a obra inacabada.

A inauguração foi impedida pelos donos da empreiteira, que proibiram a entrada de equipamentos do atual Posto de Saúde do bairro, o que resultou na paralisação das atividades dos serviços para a comunidade. “Faltando 15 dias para o final de governo, procuramos o secretário de Obras da época, levamos toda documentação para pagamento e disseram que não dava mais tempo de pagar. O ex-prefeito esteve na obra na última semana, na tentativa de entrar em acordo para inaugurar, mas não entregamos as chaves sem o pagamento devido”, desvenda William Soares, que afirma ainda ter a receber cerca de R$ 200 mil.

Sobre o pagamento atrasado, a atual gestão realiza levantamento de toda documentação junto à empresa para avaliar a dívida. Os empresários contam que receberam uma proposta de aceitarem a metade do valor e entregarem as chaves. Eles teriam rejeitado a proposta. A Prefeitura ainda afirma que a finalização da obra deverá ser licitada e que o processo já está em andamento.

A nova UBS

Do lado de fora, a UBS aparenta estar pronta, mas ainda há alguns serviços inacabados que podem colocar em risco funcionários e pacientes. “A administração assumiu a gestão com banheiros inacabados, janelas sem vidros, sem elevador, sem rampa de acesso ao 2º piso, sem saldo de obras e com o contrato com a empresa expirado”, afirma a atual gestão.

A nova unidade possui cerca de 30 cômodos e de acordo com o executivo é planejada para atender quatro mil pessoas. O local, em primeiro momento, irá contar com três equipes de PSF, será oferecido atendimento de Clínica Médica, Pediatria, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia e equipe do NASF com Assistência Farmacêutica, Terapia Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapia e ainda contará com uma equipe de residentes e estagiários do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni