Para divulgar a história da criação do Núcleo de Assistência à Juventude, a Prefeitura de Itabirito lançou o Gibi da Juventude, como uma maneira descontraída e ousada de despertar o interesse de todo o tipo de público para esse projeto pioneiro no município, que já beneficia cerca de 4,5 mil jovens. “Há muito tempo, há a ideia de ilustrar a história do núcleo por meio de um gibi. Acho interessante, porque é uma forma de interação que atrai jovens, adultos e crianças”, conta Gilmar Inácio, gestor do Núcleo.
A publicação conta como surgiu, quais os benefícios e como participar do núcleo, criado pela Prefeitura de Itabirito em 2010. Até o mês de agosto, todas as residências do município receberão o gibi, que já está sendo entregue. A história em quadrinhos também será apresentada na 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, que acontece dia 30 de julho.
Para a beneficiada do Núcleo, Gabriela Góes Campidele, de 14 anos, moradora do bairro São José, “a iniciativa é muito importante para nós, jovens, que precisamos conhecer mais sobre o que Itabirito tem para nos oferecer”, conta, já tendo recebido a revista em casa. “A juventude tem seu próprio brilho e não há nada desse mundo que apague o brilho do sucesso dessa juventude de Itabirito”, finaliza o gestor.
História do núcleo
Inaugurado em 27 junho de 2010, o núcleo é um centro de referência para o público, que oferece cerca de 35 cursos de capacitação profissional, voltados para pessoas de 15 a 35 anos, totalmente gratuitos, nas áreas de cultura, esporte e saúde. A novidade para o segundo semestre de 2011 é a criação de dois cursos de Técnico de Segurança no Trabalho e Técnico de Edificações. O núcleo está localizado à Rua Rio Branco, nº 11, Centro.