A crise econômica e a falta de empregos seguem castigando o país, mas tudo indica que a situação do desemprego em Itabirito está aos poucos melhorando. A sede Municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) teve dois dias, 31/01 e 01/02, de muito movimento com a abertura de 250 vagas para uma prestadora de serviços da Vale. Foram feitos mais de 650 atendimentos e 333 currículos selecionados e encaminhados para a entrevista.
A coordenadora do SINE de Itabirito, Andrisa Brito, está otimista, pois tem notado um crescimento na oferta de empregos na cidade nesse início de ano.
“Tem aumentado nitidamente a procura pelos serviços do órgão por parte de algumas empresas, interessadas em contratar moradores daqui”, contou.
Segundo Andrisa, a movimentação dos últimos dias foi um pouco atípica por causa do elevado número de contratações de motoristas e operadores para trabalhar em barragem na área da Vale. Ela conta que a empresa Terrabel procurou o Sine, no final de janeiro, para ajudar na seleção de mão de obra para os serviços, mas com o pré-requisito de que todos os recrutados fossem moradores de Itabirito.
“Isso é um reconhecimento ao trabalho que o Sine local tem feito com todas as empresas na busca de mão de obra qualificada e específica”, afirmou Andrisa. Ela enfatiza que o Sine é um serviço público, gratuito e capaz de oferecer todo apoio para as empresas, como empréstimo de salas para entrevistas e filtragem minuciosa por perfil de candidato, evitando fraudes nos currículos, sobretudo em relação ao endereço.
“É feito um cadastro e o sistema faz o cruzamento dos dados com a vaga disponível. Se houver algum resultado, a pessoa já é encaminhada para a empresa. São até três encaminhamentos por vaga”, afirma Andrisa. Ela ressalta que o candidato à vaga deve apresentar obrigatoriamente um comprovante de endereço de Itabirito no próprio nome.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sanders Assis, acredita que o aumento das vagas de emprego é uma tendência no município. Na avaliação do secretário, a localização de Itabirito é privilegiada e um dos fatores responsáveis pela atração de empresas, além, é claro, das facilidades fiscais oferecidas.
“Estamos trabalhando com afinco para trazer cada vez mais empresas para os nossos pólos industriais e zerar o déficit de empregos em Itabirito”, afirmou Sanders. Ele acrescentou que uma das contrapartidas negociadas com as empresas é a prioridade na contratação de mão de obra local.
Serviço
O site oficial do Sine é: maisemprego.mte.gov.br e o candidato terá acesso às vagas de Itabirito por meio da inclusão de seu CPF na área do trabalhador.
Já os desempregados que não possuem acesso ao site do Sine devem comparecer até o órgão, localizado na rua Doutor Guilherme, 169, no Centro. O horário de funcionamento é das 12h às 18h. É necessário ter em mãos o RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.