Há quatro anos moradores da Rua Gianete Batista Ferreira, do bairro São José em Itabirito, sofrem pela falta de infraestrutura do local. Eles relatam que sempre que chove o chão se transforma em lama, causando grandes transtornos não só aos moradores da rua, como aos de rua vizinha. A Prefeitura da cidade informa que não pode promover nenhuma ação no momento, pois se trata de área de ocupação irregular.
De acordo com os moradores, há quinze anos a situação é crítica, mas que há quatro, desde que a rua foi registrada, nada é feito. “Estamos cansados. A prefeitura só promete e nada é feito. É muito difícil essa situação. Estamos abandonados. Essa semana mesmo uma senhora passou mal e a ambulância do Corpo de Bombeiros não conseguiu chegar até a casa dela. Tiveram que carregá-la por mais de 200m até a ambulância”, revela o morador Valmir Batista. “Eu trabalho com van e as vezes tenho que deixá-la na rua, pois não tem condições de chegar até a minha garagem. O meu instrumento de trabalho, sustento da minha família, ficando sem segurança”, desabafa Valmir. Ele contou a reportagem do Jornal O LIBERAL que a família possui terrenos há mais de 90 anos no local, e que ele e mais um vizinho cederam 4m cada um para a construção da rua, há 15 anos.
Quando chove, Batista diz que a situação piora, causando transtornos até aos moradores de rua vizinha, com a lama que escorre da sua rua.
Em nota, a prefeitura alegou que a referida rua fica em área de ocupação irregular do solo e que, “portanto, não pode realizar ações no local no momento”. Valmir ressalta que a rua foi reconhecida e todos os moradores pagam os impostos. “Como pode ser área de ocupação irregular se a criação da rua foi aprovada pelos vereadores há quatro anos? Meus impostos chegam, água, luz, inclusive IPTU. Como pode ser irregular?”, questiona o morador. “A rua foi reconhecida, mas não recebeu nenhuma atenção”, complementa.