Mariana conta agora com um polo de ensino superior à distância, a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O polo será no prédio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), mesmo local onde funciona a UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). “O município não mediu esforços para cumprir todas as exigências para que Mariana tivesse uma universidade que atenda os anseios da população e estudantes de toda região”, destacou o prefeito, Duarte Júnior.
De acordo com o coordenador da UAITEC, Alex Bruno Ferreira, o município atendeu todas as exigências do Ministério da Educação (MEC) para a implantação de cursos à distância em parcerias com universidades federais e estaduais. “Trabalhamos muito para isso. Agora a cidade poderá receber diversos cursos de graduação e pós-graduação. Esse é mais um grande passo na Educação do nosso município, e, claro, um sonho de todos que se torna realidade”, comenta.
Segundo o coordenador foi solicitado de imediato um curso de especialização para iniciar ainda nesse ano. “Queremos começar o quanto antes. Para o próximo ano pretendemos oferecer os cursos de graduação de pedagogia, matemática e física que, inclusive, já foram solicitados e serão analisados pelo Sistema UAB”, explicou.