Mariana recebeu a visita do Secretário Geral de Infraestrutura do Ministério da Cultura, Raimundo Benoni. A visita aconteceu no sábado (21) e foi fruta da reunião que o prefeito Duarte Júnior teve, em Brasília, com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, na semana passada. O secretário visitou as principais igrejas e casarões da Primaz de Minas que estão contempladas no PAC das Cidades Históricas.
“É uma cidade belíssima que está entre as nossas prioridades sim. Queremos acelerar o andamento das obras para que possamos entregar esses monumentos já reformados para a primeira capital de Minas Gerais”, afirmou Benoni.
De acordo com o prefeito Duarte Júnior, as relações com o Governo Federal estão caminhando bem e próximas. “Estive também com o Ministro da Cultura em Brasília na semana passada e vimos a atenção que estão tendo com Mariana. O secretário Raimundo Benoni veio até a nossa cidade para conferir de perto e passar as suas impressões para o Ministro. Em breve poderemos entregar a Catedral da Sé e a igreja Nossa Senhora do Rosário para toda a população”, disse.
PAC – Das oito cidades mineiras inscritas no programa do Governo Federal, Mariana foi a que garantiu o maior volume de recursos: R$ 67 milhões, com 15 ações aprovadas. Criado para desenvolver e proteger o patrimônio, o PAC das Cidades Históricas destina recursos à recuperação e revitalização das cidades, à restauração de monumentos e ao desenvolvimento econômico e social, bem como ao suporte às cadeias produtivas locais. Segundo o governo federal, ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,6 bilhão em 44 cidades brasileiras, destinados a 425 obras de restauração.