26ª edição do evento foi realizada entre os dias 13 e 16 de julho em Itabirito
Este ano, a Julifest ficou marcada como a edição da diversidade. A pluralidade se estendeu em todos os sentidos na Praça dos Inconfidentes, entre os dias 13 e 16 de julho. Com um repertório musical repleto de grandes shows como de César Menotti e Fabiano (13 de julho), Anitta (14), Nando Reis (15), e o Cabaré de Eduardo Costa e Leonardo (16), a 26 ª edição da festa sagrou-se como um evento inclusivo, capaz de agradar a todos os gostos.
Outros nomes de peso compuseram a programação da festa, como Saulo Laranjeira e Candongueiros de São João na sexta e, ainda, Remix 80 e Leoni no sábado. Sucesso a parte foi a roda de samba, no sábado, com Monarco da Portela, Marquinho Sathan, Claudinho Guimarães e Pirulito da Vila; e a Academia Musical Orquestra Show da Policia Militar de Minas Gerais, no domingo. Ponto forte da festividade, as atrações locais também abrilhantaram a programação, com shows de Cachaça com Arnica, Paulinho Sacra e Daniel B., Forró News, Alisson e Denilson, Forró Mania, Maurício Silva, Nosso Xote, Banda Mineralys, Galaxy, Josias Mascarenhas, Rapha Vieira, Deyvison e Marcelo.
Idealizador da festa, o ex-prefeito Waldir Salvador, o Juninho, também prestigiou o evento. “A ideia era criar um festival com a cara da cidade, com apelo cultural. A festividade foi criada juntamente com as associações de bairro, que são as verdadeiras donas dela. A Julifest é e sempre será uma festa do povo”. Para o atual prefeito de Itabirito, Alex Salvador, o evento ultrapassou as expectativas. “A cada ano que passa, a Julifest nos surpreende ainda mais. A festa se consolidou no calendário municipal e estadual como uma das maiores festas do gênero em Minas Gerais. Nossa tradição caiu nas graças do povo”.
Julifest deixou gostinho de quero mais
Milhares de pessoas desfrutaram das atrações da Julifest nesta edição. “É uma das festas juninas mais tradicionais do estado. Sem dúvidas, promove a cidade, gerando emprego e renda. Ainda mantém viva a tradição dos festejos de São João”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria. Discurso reforçado pelos turistas. “Conheci a festa no ano passado. É muito bem organizada, com comida muito boa e pastel de angu excelente, que só se encontra aqui em Itabirito”, comentou Marília de Souza, turista de Suzano, São Paulo. “Como filho de Itabirito, me orgulha muito ver uma festa extremamente organizada, com segurança fora de série. A Prefeitura está de parabéns”, emendou Artur Vieira Filho, que mora atualmente no Rio de Janeiro.
Entre os que conheceram a festa neste ano, o tom foi de quero mais. “As atrações foram maravilhosas. O cardápio, com as comidas típicas, nem se fala. Muito bom”, disse Neivaldo Lúcio Oliveira, que veio de Conselheiro Lafaiete. “Encarei dez horas de viagem para vir nessa festa maravilhosa, com muitas atrações e pessoas felizes. Achei muito animado nesse clima friozinho, gostoso”, acrescentou Amanda Ribeiro, do Rio de Janeiro.
O sucesso consolidado em 26 edições transformou a Julifest em exemplo. “Vim para conhecer a festa em Itabirito. É um modelo para ser levado a outras cidades, com associações revertendo a arrecadação para os bairros. Isso divide responsabilidades entre população e Prefeitura”, avaliou Marisa de Souza Alves, prefeita de Bocaiúva. “Pretendo levar algumas ideias para a festa de Teófilo Otoni. A organização é um exemplo e gostei, principalmente, do fato de as barracas gerarem renda para as associações de moradores”, frisou Paulo Franco, mais conhecido como Marreco, vereador de Teófilo Otoni.
Benefícios para as associações comunitárias
Assim como acontece em todas as edições, as associações comunitárias assumiram as barraquinhas de comidas e bebidas da festa. Em 2017, 22 associações preparam os quitutes tradicionais da Julifest, garantindo comida de qualidade para os participantes. Todo o valor arrecadado é direcionado para melhorias das associações, beneficiando a todos os moradores.
Pelo segundo ano consecutivo, o bairro Pedra Azul garantiu o primeiro lugar na premiação das barracas, ganhando o prêmio de R$8 mil. A inspiração deste ano foi o nordeste, com referências a Lampião e Maria Bonita. “Fizemos uma pesquisa para falar sobre o tema e pensamos nos mínimos detalhes. Temos uma ótima equipe e todo o trabalho vale a pena. Com o valor arrecadado no último ano, compramos muitas coisas e agora queremos investir na construção da nova sede da associação”, explicou o presidente Ronaldo Lisboa.
A barraca vencedora é escolhida por um corpo de júri que avalia quesitos como beleza externa, decoração, traje dos atendentes, qualidade dos alimentos, higiene, entre outros. Também foram premiadas as associações dos bairros Praia, em segundo lugar, Saudade e Portões, empatadas em terceiro lugar, Vila Gonçalo, em quarto, e Santa Rita, em quinto.
Quadrilhas: em tons e ritmos juninos
Grupos de quadrilha locais e de outras cidades mineiras também abrilhantaram a programação da 26ª Julifest. Nos quatro dias de festa, o ritmo e as cores juninas tomaram conta da Praça dos Inconfidentes. “A Julifest é uma das festas mais esperadas por nós. A gente se prepara não só para apresentar nossa cultura junina mineira, mas também para contagiar o ambiente”, afirmou Fernando Gonçalves, presidente, marcador e coreógrafo da Quadrilha Pé de Serra, de Belo Horizonte. A programação ainda contou com apresentações dos grupos de quadrilha Milho Verde, de Belo Horizonte; Sol Nascente, de Santa Luzia; Quadrilha do bairro do Tombadouro e da Apae – Itabirito.
Novas atrações na Julifest
Além das tradicionais músicas e comidas típicas, a 26ª Julifest trouxe duas novas atrações que empolgaram o público: a Jardineira do Forró e a Biblioteca no Jardim da Literatura. A Jardineira do Forró, uma parceria com o Apart Hotel Aredes, ofereceu aos participantes da festa um animado tour pelos principais pontos turísticos de Itabirito, a bordo de uma tradicional jardineira e ao som de uma banda de forró. O veículo saía da Praça Central da Julifest e percorria pontos importantes como o Centro Histórico e a Praça da Estação. “Esse passeio é surpreendente, assim como a Julifest é todo ano aqui para Itabirito, porque nos dá oportunidade de conhecer novidades e pontos turísticos que ainda não pude visitar”, afirmou Ailton Santana, 23 anos, morador de Ouro Preto.
Já as crianças que foram à festa não ficaram de fora e aproveitaram bastante a Biblioteca no Jardim da Literatura, que funcionou no sábado e domingo ao lado da Casa do Turista, na área da Julifest. Elas tiveram à disposição uma série de atividades lúdicas como leitura compartilhada, oficina criativa, jogos e brincadeiras, pintura e desenho. “Achei muito legal as atividades que a biblioteca trouxe aqui para a Julifest”, comemorou Maria Eduarda, 10 anos.