Foco na segurança, no turista qualificado, no aquecimento da economia e nas famílias criam um dos melhores carnavais de Minas Gerais
Em uma apresentação para a comunidade engajada, poder público e imprensa regional e estadual, a prefeitura de Itabirito trouxe o conceito do carnaval 2018, numa reedição do sucesso de 2017. Com foco especial na segurança e diversificação do evento, a apresentação impressionou.
Para o Secretário de Cultura e Turismo, Ubiraney Silva, “as pessoas compreendem agora a proposta do carnaval de Itabirito, que no ano de 2017 não registrou nenhum crime ou violência que maculasse a imagem da festa, e queremos o mesmo esse ano. Com diversos núcleos há uma grande inovação, e hoje o carnaval gera renda, gera aquecimento econômico, então, independente do momento difícil da economia, há uma oportunidade”.
Com atrações complementares como o Samba de Boteco em São Gonçalo do Bação, excursões como o roteiro nas Margens de Capanema com visita a cervejaria, o roteiro da Cachaça, a jardineira turística, além de espaço voltado para crianças em horário de matinê (espaço kids, com atrações como pintura facial) e fraldário para tranquilidade dos pais, o carnaval de Itabirito se prova altamente inclusivo, fomentando o turismo da cidade.
Outro detalhe é que há, ainda, espaço para o carnaval de trio elétrico, que segue na área do Julifest, focando na população jovem. Haverá também espaço para músicos locais, da cidade e de Ouro Preto, como o Candonguêro, que virá para lançar seu primeiro CD. Blocos caricatos de Belo Horizonte e locais também farão a alegria dos foliões.
Para o prefeito Alex Salvador, o importante “não é focar no turista ‘endinheirado’, mas sim no turista bom, que vem com a família ou amigos para uma experiência positiva. Nós não estamos aqui com intenção de explorar, mas de oferecer algo de qualidade para todos. Tem custo para o poder público? Tem; mas há retorno desse investimento para toda a comunidade”, finalizou o prefeito.