Jovens de 15 a 17 anos já podem se inscrever no Programa ProJovem, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Itabirito. O serviço é dirigido aos adolescentes beneficiários do Bolsa Família ou encaminhados pelo Conselho Tutelar, Poder Judiciário ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas da Prefeitura. As atividades propostas pelo programa acontecem no Centro de Referência da Assistência Social, o Cras, conhecido como Casa da Família.
O serviço tem duração de dois anos e investe na formação social e humana do jovem, incentivando os estudos, gerando melhores oportunidades de integração social e de ingresso futuro no mercado de trabalho. “O jovem que participa do ProJovem tem a oportunidade de preparar-se para o mercado de trabalho, além de receber o incentivo de uma bolsa da Prefeitura correspondente a 10% do salário mínimo”, ressalta Simone Gurgel, psicóloga técnica do Cras.
Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão encontros educativos; oficinas de esporte, lazer e cultura; acompanhamento familiar por meio de serviços socioeducativos; além de palestras, campanhas e eventos. Para a secretária de Assistência Social, Cynthia Esteves, o apoio da família é muito importante para que o jovem esteja sempre motivado. “Espero que os jovens valorizem o trabalho e tirem bons frutos do serviço oferecido pelo ProJovem”, declara.
As inscrições para participar do programa podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, no Cras, localizado à Rua Ana Maria Teixeira, 453, Santa Efigênia. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem comparecer ao Cras, em companhia de um responsável, com os seguintes documentos e cópias: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de endereço, Identidade e CPF do responsável, Cartão Bolsa Família.