O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Igreja celebra o mês de Maria com missas e coroações

Tradicionalmente, o mês de maio é dedicado às mães, e a Igreja Católica homenageia Maria, a mãe de Jesus. Em muitas paróquias é tradição realizar as coroações a Nossa Senhora. Em muitos lugares esse costume remonta há séculos de história. Em Mariana, sede do primeiro bispado de Minas Gerais, cidade rica nas tradições católicas, não poderia ser diferente. As coroações acontecem em todas as igrejas da cidade e são homenagens em forma de devoção.

No santuário de Nossa Senhora do Carmo, as coroações ocorrem de segunda a sexta após a missa das 18h30. E domingo depois das missas da 10h e 19h30. Há também coroações na igreja do Rosário todos os domingos, depois da celebração das 18h. Na igreja Sagrado Coração de Jesus, na Colina, acontece aos domingos, 10h, e na igreja Barro Preto é aos domingos, às 8h. As coroações são feitas por crianças do sexo feminino, que representam anjos e remetem a pureza de Nossa Senhora. Todas elas levam algum objeto para oferecer a santa, cada um com um significado. A palma representa a pureza, o véu virgindade, a coroa a realeza e as flores remetem a homenagem feita por São Felipe Neri.

Tradição – As coroações de Maria surgiram em Mariana-MG, há mais de 160 anos. Segundo a história, a tradição começou no dia 3 de abril de 1849 doze irmãs, conhecidas como as filhas da caridade de São Vicente de Paula saíram da França com destino a Mariana. Vieram para a cidade e trouxeram a imagem de Nossa Senhora das Graças para colocá-la no altar da capela do Colégio Providência. Mas, perceberam que os moradores tinham uma devoção imensa por Nossa Senhora da Encarnação, padroeira de uma das capelas do colégio. Desse modo, as irmãs prepararam um altar lateral para a imagem e posteriormente construíram uma capela para ela, que anos depois passou a se tornar a capela principal do Colégio Providência. Como as irmãs vieram da França, e lá já tinham o costume de realizar coroações, elas quiseram realizar a primeira coroação na cidade. Há registros de que a primeira coroação na cidade aconteceu entre os anos de 1849 a 1858, foi um momento de muito louvor e veneração.

Programação:

Santuário de Nossa Senhora do Carmo
Domingos 10h e 19h30

Igreja Sagrado Coração de Jesus (Colina)
Domingos, 10h e 19h30

Igreja do Barro Preto
Domingos, 8h

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni