Verba para construção de UPA 24h e melhorias para o hospital está assegurada
Após pedido feito no ano passado pelo presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque (PDT), e pelo prefeito Júlio Pimenta (PMDB) ao Ministério da Saúde, sobre verbas para a área da saúde em Ouro Preto, foi divulgada no Diário Oficial da União a portaria nº 3.683, que “Habilita o Estado, Município, ou Distrito Federal a receber recursos financeiros de capital destinados à execução de obras de construção”. Assim, o Fundo Municipal de Saúde de Ouro Preto foi habilitado a receber recursos federais destinados à execução de obras, sendo o valor da proposta de R$2.200.000,00, para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no município.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, já havia afirmado, em reunião em Brasília em junho do ano passado (por intermédio do deputado federal Toninho Pinheiro), que disponibilizaria a verba tanto para a construção da UPA, como ao credenciamento junto ao Ministério da Saúde de dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na Santa Casa de Ouro Preto. Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal sediou reunião com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, que confirmou in loco as demandas do município.
A publicação da portaria, de 22 de dezembro de 2017, é a formalização sobre a liberação dos recursos. Agora, a Prefeitura fará o projeto e os trâmites para o envio da verba e início das obras. A Câmara Municipal continuará com o seu papel de fiscalizar a aplicação desses recursos.