Na manhã do domingo, 19 de fevereiro, aconteceu a primeira prova do Golden Biker de 2017 e, essa primeira edição, foi diferente de todas as já realizadas na cidade. A competição foi exclusiva para mulheres e contou com a participação de mais de 80 atletas.
No evento algumas novidades chamaram a atenção do público como a realização da Rua de Lazer e uma praça da alimentação para os espectadores que aguardavam a chegada das competidoras. “Queremos transformar o Golden Biker em um evento familiar, assim todos podem se divertir”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini.
O número de mulheres surpreendeu a todos, foram mais de 80 competidoras que participaram dos dois percursos, o reduzido de 21km e o completo de 32km. Uma das atletas, Karina Gurgel, 23 anos, ficou satisfeita ao ver tantas mulheres participando do evento. “É uma evolução para a cidade, nós como mulheres ficamos muito satisfeitas com esse espírito de competição e principalmente de amizade”.
A prática do ciclismo tem atraído cada vez mais o público feminino. O grupo “Pedal delas” é um exemplo disso. Cynara Martinez, uma das fundadoras, explica que elas se organizaram por meio de um grupo de whatsapp e, hoje, são mais de 100 mulheres de perfis diferentes atuantes na modalidade.
Quem já pratica essa atividade só tem elogios. Natalia Carvalho usa as redes sociais para enaltecer a pratica e incentivar novas competidoras. “Fico feliz de poder impulsionar as amigas para o esporte. O importante é participar independente de competir ou não”.
No Golden Biker #SoDelas todas as competidoras ganharam além do troféu de participação, uma rosa. No fim do evento vários brindes, oferecidos pelos apoiadores, foram sorteados para as participantes.
O próximo evento do Golden Biker acontece no dia 19 de março, Itabirito XCP 1° etapa, válida para o ranking.