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Carta aos Tempos
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eTurismo?

Nos últimos 7 meses, o turismo tem vivido uma emergência mundial sem precedentes, o Covid-19 demonstrou a fragilidade de um sistema baseado na globalização, impotente diante de um fenômeno que não conhece fronteiras, e que só pode ser combatido interrompendo o deslocamento, o contato entre as pessoas, principais características do turismo. Nesse momento, a economia do turismo terá que ser objeto de um repensar global, não tem mais espaço para a improvisação.

No esforço de enfrentamento deste momento singular, todo o trade tem procurado adotar medidas para minimizar os danos, seja no sentido de criar novos produtos, novas regras, protocolos de segurança sanitária, como também em novas formas de comunicação com o auxílio das mídias digitais, cursos de capacitações   on line, promoções e até novas formas de fazer turismo, a exemplo do chamado turismo virtual que nos permitiu conhecer novos destinos e atrativos. As empresas, mais do que nunca, devem continuar a priorizar seus processos de transformação digital para atender essas novas necessidades e impulsionar a experiência do turista.

A comunicação, em todos os setores, foi radicalmente transformada, as novas modalidades de transmissões e participação farão parte da nossa vida mesmo depois que retornarmos à normalidade, próprio por causa dos novos parâmetros criados. Foram introduzidas novas tecnologias para experiências inovadoras e capazes de atrair grande interesse da população, o potencial dos recursos e plataformas já disponíveis foram implementados, melhorias e novos desenvolvimentos foram realizados onde as soluções já presentes não se mostraram à altura das atuais demandas. Tecnologias como inteligência artificial, chatbots, pesquisa por voz e a Internet das Coisas, terão um importante papel a cumprir.

A causa dessas transformações, devemos nos esforçar desde já para refletir e imaginar como abordar o turismo em um mundo que, em muitos aspectos, não será mais o mesmo depois dessa experiência. Em outras palavras, pensar em como transformar um desafio dramático em uma nova oportunidade, pois, os períodos de crise são os melhores porque só se pode melhorar, dando espaço à criatividade e à inventividade, devemos acrescentar aqui que agregar conhecimentos e novas competência profissional também são fundamentais, principalmente em um contexto internacional de oferta e demanda cada vez mais complexas, pois, o turismo entre as várias ciências é o que mais sofre as mudanças sociais, uma consequência disso é a necessidade de busca de novos modelos e de novos segmentos.

O uso de sistemas baseados em IA, como chatbots, plataformas de tradução, pesquisa de voz, GPS, a internet das coisas e muitos outros recursos, terão um importante papel a cumprir e, tratará com mais eficiência as demandas, podendo atrair mais turistas de todo o mundo. As mais recentes técnicas de desenvolvimento de software e inteligência artificial poderão maximizar a eficiência nas operações e serão cada vez mais adotadas por empresas auxiliando em muitas áreas, desde a escolha de destinos, compra de passagens e reservas de hotéis, até o processamento e gerenciamento de informações analítico para atendimento ao turista e aprimoramento da força de trabalho, operações administrativas, relacionamento com fornecedores, marketing, não ficando de fora nem a função do guia que deverá adquirir novos conhecimentos e competências.

Toda a cadeia do turismo está trabalhando na identificação de melhores abordagens para operar e ter sucesso no novo cenário e, nesta pesquisa, a IA pode, portanto, desempenhar um papel estratégico. Hoje, mais do que nunca, conhecer e interagir com os clientes é essencial, especialmente considerando que os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente devido à pandemia.

Por fim, o contato com o turista potencial e a sua qualificação com base em IA podem ser aplicados em todas as diferentes possibilidades de interação para segmentá-los ainda mais com base em seus interesses e desejos, aumentando a qualidade do relacionamento e concentrando recursos onde eles têm o poder de entregar o máximo impacto no menor tempo possível. Olhando para o futuro do turismo, a inteligência artificial e o aprendizado digital serão fatores-chave para que as empresas se mantenham ágeis e atendam às necessidades em constante mudança do turismo. As empresas, mais do que nunca, devem continuar a priorizar seus processos de transformação digital para atender a essas necessidades e impulsionar a experiência do turista.

*Jornalista, turismóloga e guia de turismo.

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