Governo estadual deixou de pagar sete meses das contas de água. Dívida chega a aproximadamente R5 mil
Cinco Escolas Estaduais de Itabirito tiveram o fornecimento de água cortado por falta de pagamento das contas pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A dívida, de aproximadamente R$45 mil, é referente às contas de julho a dezembro e até o momento nenhuma tentativa de negociação foi realizada pelo Estado.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Itabirito, houve uma grande tolerância para não interromper o serviço antes, pois, pela legislação institucional, após 30 dias de atraso no pagamento da conta, o fornecimento de água é interrompido. A autarquia ainda enfatiza que tentou diversas formas de negociação com o Estado, mas todas sem sucesso e até mesmo sem conseguir falar com um representante.
O serviço foi suspenso no dia 20 de dezembro, período em que a maioria da comunidade acadêmica está de férias, mas há funcionários trabalhando em meio período. A Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, Crovymara Batalha, conta que questionou o Estado em dezembro, assim que soube da situação. “O que disseram é que resolveriam a situação antes de terminar o ano letivo, o que não ocorreu. Agora aguardamos que seja resolvido antes da retomada das aulas, pois sem água é impossível que as aulas aconteçam normalmente”, enfatiza a superintendente, que ainda afirma que até o momento o problema é apenas em Itabirito.
As escolas que seguem sem água são: Intendente Câmara, Raul Soares, Henrique Michel, Professor Tibúrcio e Engenheiro Queiroz Júnior (Industrial).