O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
4 min

Escolas de samba relembram os antigos carnavais

Escolas de samba relembram os antigos carnavais

Brilho, alegria, animação, samba no pé e novidades. Estes pré-requisitos não vão faltar no tradicional desfile das escolas de samba do Carnaval de Mariana, que acontece no domingo (11), escolas adultas, e na segunda (12), escola mirim. O desfile iniciará às 20h, na Praça Dom Benevides, e segue para a Praça da Sé. “Da mesma maneira que é impossível imaginar o carnaval de Mariana sem o Zé Pereira da Chácara, é impossível imaginá-lo sem as escolas de samba. É por isso damos todo o suporte necessário para que elas possam brilhar cada ano mais”, destacou o prefeito Duarte Júnior.

Além de relembrar os antigos carnavais da cidade ao se apresentarem no centro histórico, as escolas decidiram que não disputarão entre si, ou seja, elas não serão avaliadas por jurados. “Os presidentes das escolas optaram por fazer apresentações, apenas. Cada uma desfilará com um carro alegórico e o número de alas e foliões ficou a critério delas. A nossa proposta é reviver uma tradição que se perdeu com o tempo, que era o desfile das escolas pelo centro histórico. Temos certeza que a paisagem arquitetônica do centro irá somar a beleza do desfile e encantar marianenses e turistas”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Efraim Rocha.

Subvenção – As escolas de samba, Acadêmicos do Barro Preto, Vila do Carmo, adulto e mirim, e Morro da Saudade, receberam uma subvenção da Prefeitura de Mariana, sendo R$ 30 mil para as escolas adultas e R$ 17 mil para a mirim, para investir na apresentação desse ano.

Escolas de Samba – O centro histórico se transformará num sambódromo, palco do grande espetáculo cultural que é o desfile das 4 escolas de samba que confirmaram presença no Carnaval 2018. As agremiações prometem surpreender a todos com os temas escolhidos e colocá-los para sambar.

Vila do Carmo

A atual campeã do Carnaval de Mariana está a todo vapor nos preparativos para o desfile. Com o tema “Recordar é Viver”, a escola recordará os cinco sambas enredos que marcaram a trajetória da Vila do Carmo. Ao todo serão 350 foliões esbanjando alegria e simpatia durante o desfile. Fundada em 1981, a escola tem 37 anos e 17 títulos de campeã, sendo ela a mais velha da cidade e também a que possui o maior número de títulos.

Vila do Carmo (mirim)

Com o tema “De Janeiro a Janeiro”, a escola de samba Vila do Carmo mirim, fundada em 1987, é uma das agremiações que irão desfilar pelo centro histórico. Este ano, quando completa 31 anos de fundação, as crianças escolheram brincar com as comemorações do calendário e levar para as ruas datas expressivas como o Dia da Pátria, Natal e outras datas. Segundo os organizadores, serão 250 foliões, um carro alegórico, cinco alas, e muito samba no pé da criançada.

Morro da Saudade

A escola de samba Morro da Saudade, de Passagem de Mariana, vem com tudo para a “avenida do samba”. Este ano, a agremiação contará a história de Passagem de Mariana e promete levar o público a uma gostosa viagem pelo distrito. Para o desfile, a escola contará com mais de 100 foliões, um carro alegórico, além de três mestres-sala e uma porta-bandeira. Fundada em 1984, a escola tem 34 anos e sete títulos de campeã, sendo 6 deles consecutivos.

Acadêmicos do Barro Preto

A escola de samba Acadêmicos do Barro Preto entra na avenida com tema que homenageia um de seus fundadores, Oscar do Cavaco. Para isso eles cantarão um enredo do Oscar que garantiu o título de campeã a escola. Serão 150 foliões, acompanhados por um carro alegórico, desfilando pelo centro histórico . Fundada em 2007, a escola tem 11 anos e três títulos de campeã.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni