Brilho, alegria, animação e muito samba no pé. Esses pré-requisitos não vão faltar no tradicional desfile das escolas de samba do Carnaval de Mariana, que acontece no domingo e na segunda, na Avenida Getúlio Vargas.
As escolas adultas, Vila do Carmo, Acadêmicos do Barro Preto e Morro da Saudade, e as mirins, Mestre Athayde e Vila do Carmo, seguirão essa ordem para desfilar, tendo 1h10min para concluir o trajeto. Elas serão avaliadas por cinco jurados nos seguintes quesitos: alegoria, fantasia, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, bateria, harmonia, samba enredo e conjunto e evolução, com notas que podem variar de cinco a dez pontos.
Além da ansiedade e preocupação em fazer bonito no dia do evento, as escolas sofrerão um pouco mais para saber o nome da campeã que só será divulgado na terça-feira de carnaval no palco da Praça Tancredo Neves, às 14h30. Enquanto esse dia não chega, o jeito é se preparar para convencer o jurados e arrasar na avenida.
Confira algumas regras:
-
Cada escola deverá enviar um fiscal para permanecer durante o desfile junto ao cronometrista.
-
A escola que não iniciar ao desfile no horário estabelecido perderá três pontos.
-
O circuito do desfile estará liberado par o posicionamento das escolas a partir das 18h.
-
Cada escola deverá providenciar um resumo de seu histórico com um texto descritivo do seu enredo.
-
As escolas poderão utilizar quaisquer tipos de cor em seu desfile geral, porém, deverão predominar as cores da bandeira na roupagem do casal de mestre-sala e porta-bandeira.
-
Fica proibida a exposição das partes genitais durante o desfile.
-
Está proibida a execução de qualquer instrumento de percussão enquanto a outra escola estiver desfilando.
Confira mais informações sobre o Carnaval 2017 em Mariana no site oficial www.mariana.mg.gov.br