Mais de 70 profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabirito participaram do Curso de Atualização em Portadores de Lesão Cutânea, que aconteceu no dia 6 de agosto, no auditório do CET-Cefet. A coordenadora técnica da Atenção Primária à Saúde, Fernanda Varela Lima, explica que, observando os curativos realizados na Atenção Primária do município, verificou-se a necessidade de elaborar um protocolo para o portador de lesão cutânea. “O objetivo da capacitação é sensibilizar os profissionais da saúde que o portador de lesão necessita de cuidados específicos com embasamento teórico- científico”, explica Fernanda.
Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, acadêmicos de enfermagem e medicina, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, além do secretário de Saúde, Guilherme Woods, acompanharam um dia inteiro de palestras ministradas pelo enfermeiro Tiago Chaves do Carmo, pela médica Dra. Mariza Abi-Ackel e pela enfermeira do Centro Hiperdia, Anelise Painhas. “Agradeço à Secretaria de Saúde pela oportunidade de participar desse encontro informativo que acrescentou conhecimento em um assunto de grande importância na área da saúde. Muito obrigada!” agradeceu Gislaine Geraldo Lourenço, técnica de enfermagem da Unidade de Atenção Primária de Saúde (Uaps, antiga UBS) do bairro São José.
De acordo com Fernanda, após a capacitação, cada unidade de saúde receberá suporte técnico e funcionários passarão pelo Treinamento de Procedimento Operacional Padrão. “Iremos também criar uma comissão de curativos, em que poderemos estudar casos mais complexos para darmos uma resposta técnico-científica mais adequada aos casos. Esta comissão será composta por uma equipe multiprofissional”, encerra a coordenadora.