A emoção tomou conta de amigos, familiares e marianenses na noite da quinta-feira, 29, na Casa de Cultura de Mariana. Muitas homenagens conduziram a cerimônia de apresentação do selo personalizado em homenagem ao idealizador do Dia de Minas, Roque Camêllo. “Nada mais justo que homenagear um entusiasmado visionário que estava sempre à frente dos movimentos em defesa de Mariana, que empreendeu batalhas grandiosas e nos encheu de orgulho. O professor Roque é um grande exemplo para nós marianenses. Posso garantir que ele será sempre lembrado, pois quem tanto se empenhou para a construção da história da Primeira Capital de Minas, hoje passa a ser parte dela”, discursou o prefeito Duarte Júnior.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcos Caldeira Brant, além do gerente da Agência de Correios de Mariana, Júlio César de Castro e a presidente da Casa de Cultura de Mariana, Hebe Rola. Sua esposa, Merania Oliveira, também estava presente e agradeceu a homenagem prestada. “Fico extremante feliz em presenciar esse ato. O sentimento que fica é o de justiça em ver que está sendo feito algo por àquele que tanto fez por Mariana e que teria feito muito mais, pois seus planos de governo eram maravilhosos e engrandeceriam, ainda mais, a história de Mariana”, disse.
O lançamento oficial do selo comemorativo, bem como as obliterações honrosas, acontecerá no dia 16 de Julho, dia em que a cidade comemora 321 anos, durante a cerimônia da Entrega das Medalhas do Dia de Minas Gerais. A homenagem é uma parceria entre a Prefeitura de Mariana, a Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras, Artes e Ciências e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.