Cerimônia de reinauguração foi marcada pela emoção de autoridades e moradores
Entre sorrisos e lágrimas de emoção, o último domingo, dia 8 de abril, foi de festa no distrito de Acuruí. A data marcou a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que acaba de ser restaurada. As obras foram realizadas pelo Instituto Yara Tupynambá, tendo a comunidade local como protagonista, por meio dos alunos do curso de oficial da construção civil.
A ação foi iniciada a pedido da comunidade pelo Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertado entre o MP e uma empresa da região, que destinou recursos para a restauração. O Conselho Municipal de Patrimônio, mediante recomendação da Promotoria Pública, autorizou a destinação de R$ 250 mil do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Fumpac).
“É muito importante a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo participar de parcerias efervescentes e que resultam em uma entrega tão significativa como essa, resgatando a memória do distrito de Acuruí, a devoção do povo e, principalmente, revigorando o senso de preservação, que precisa estar presente a cada dia em nossa vida”, exaltou o secretário Ubiraney Figueiredo.
O pároco da paróquia de São Sebastião, Edmar José da Silva, destacou a importância histórica do templo. “Esse patrimônio pertence não somente à Igreja Católica, mas a toda a comunidade local e, quiçá, a toda a humanidade. Creio que não seja possível revisitar a história de Acuruí sem fazer referência a esse templo, lugar do cultivo da espiritualidade, mas também da vida social dessa localidade”.
Importância além da religião
Presente na cerimônia de inauguração, a renomada artista plástica Yara Tupynambá destacou o simbolismo da obra. “A restauração é mais do que a reconstrução de um objeto arquitetônico-estético. Ela permite à comunidade a ideia de pertencimento, a preservação da memória. Observando o passado, nos conhecemos no presente e construímos algo para o futuro”.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Alex Salvador resumiu, em poucas palavras, o sentimento da população itabiritense e dos moradores de Acuruí. “Estou impressionado, fico emocionado. Vi fotos da iluminação à noite, a restauração ficou fantástica”, afirmou, ressaltando a participação da moradora Sirlei Pena no processo que culminou na restauração do templo.
“Essa batalha foi nossa e a gente viu que, se não caminhar junto, não vamos a lugar nenhum. Quando a gente começou, tinha cinco pessoas com mais de 80 anos na comunidade. Três, infelizmente, já não estão aqui”, lembrou Sirlei, representante do Conselho Paroquial de Acuruí. “Meu pai, José Pena, hoje tem 90, é o mais velho da comunidade. Vocês não sabem a alegria dele”, acrescentou.
Qualificação de profissionais
O domingo foi especial também para os alunos que receberam o certificado de conclusão do curso de oficial da construção civil depois de terem participado da restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. “Gostaria de agradecer a Deus, que nos possibilitou conseguir essa restauração tão maravilhosa como ficou”, frisou, emocionada, a aluna Arlete Evangelista.