Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas empresas da cidade, assim como estudantes da área, a Prefeitura de Itabirito promoveu o curso de capacitação para técnicos de segurança do trabalho. Os encontros, realizados nos dias 9 e 10 de novembro, no Cepep, contaram com a presença de 30 profissionais.
O curso foi ministrado pelo professor da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo –Fundacentro, de Belo Horizonte, e engenheiro de minas e saúde do trabalho, Lênio Sérvio Amaral. Durante os dois dias, os participantes tiveram acesso a conteúdos de gerenciamento, avaliação e controle de riscos ambientes, atualização da legislação e discussões sobre aplicação da legislação à saúde e segurança do trabalho. Para Lênio, a parceria entre secretaria de saúde, Fundacentro e Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Minas Gerais é uma inovação para a difusão de conhecimentos na área de Saúde e Segurança do Trabalhador. “Essa parceria visa a atualização dos profissionais sobre novos conceitos e paradigmas relacionados às atividades dos Técnicos de Segurança do Trabalho”.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de saúde, Wolney de Oliveira, que esteve presente no evento, o objetivo do curso, oferecido anualmente, é deixar os profissionais mais preparados para o dia-a-dia de trabalho. “Esta é uma área de extrema importância e com mudanças constantes na legislação. Por isso, é fundamental que os funcionários sejam capacitados com frequência para estarem sempre aptos”, explicou.
Para a técnica de segurança do trabalho da SAFM Mineração, Raiane Condé, o curso é muito útil. “O conteúdo é muito importante, pois trabalhamos com algumas normas regulamentadoras muito complexas. Este é um momento que aprendemos mais e tiramos muitas dúvidas”, disse.