Seguindo o princípio de manter a transparência das ações públicas, o marianense agora pode contar com a publicação de contratos, atas de registro de preços e aditivos celebrados pelo município, todos na íntegra, no Portal da Transparência do site da Prefeitura de Mariana.
“Sempre fizemos tudo com muita transparência em nossa cidade e queremos que isso abranja o máximo. Com essa nova ferramenta, o cidadão poderá acessar todas as prestações de serviços contratados pela administração pública”, afirmou o prefeito Duarte Junior, pontuando também que os processos licitatórios seguirão moldes semelhantes.
Em 2016, o Ministério Público Federal divulgou que Mariana está entre as 100 cidades mais transparentes do estado de Minas Gerais. O município obteve o índice de transparência 7,0, subindo 254 posições, superando a média nacional (5,15). Esse ranking mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência e de acesso a informação, em uma escala que vai de zero a 10.
A avaliação analisa critérios como a publicação de receitas e despesas, dados sobre licitações e contratos e também a divulgação da remuneração individualizada do agente público, entre outros. Por lei, todas as cidades brasileiras devem divulgar as suas informações financeiras na internet. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 Estados e o Distrito Federal. Segundo o órgão, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses.