Mais de 800 alunos da Escola Manoel Salvador de Oliveira participaram do concurso, que integra a campanha Ciclista Legal, iniciada em setembro
Os 16 vencedores do concurso Ciclista Legal, realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, foram premiados nessa segunda-feira, dia 23 de outubro. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal. Mais de 800 alunos da Escola Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José, participaram do concurso, que integra a campanha Ciclista Legal.
“A campanha foi idealizada com o objetivo de provocar na sociedade e nos amantes do ciclismo, em especial, uma reflexão sobre o comportamento inadequado de alguns ciclistas em Itabirito: pedalando sobre o passeio, na contramão, ziguezagueando entre os veículos, empinando bicicletas. Isso gera um nível de insegurança altíssimo”, destacou o diretor de departamento Anísio Bueno.
Além do concurso, até o momento, a programação incluiu panfletagem pelas ruas da cidade, palestras ministradas pela Guarda Civil Municipal e simulações de acidentes nas proximidades da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira realizadas pela equipe de Bombeiros Municipal. Com base na faixa etária, os alunos foram divididos em cinco categorias, concorrendo com desenhos, cartazes e redações.
Famílias e professores exaltam projeto
Entre os estudantes premiados, pais e professores, o discurso foi unânime: elogios aos trabalhos em prol do trânsito itabiritense. “É um incentivo para as crianças, para mostrar a elas como andar corretamente, usando os equipamentos certos. Foi um excelente trabalho”, afirmou Rogéria Nonato da Silva, mãe de Thauany Luiza Anacleto Silva, 2º lugar na categoria para alunos de 2º e 3º anos.
“Meu filho foi premiado com a frase: ‘pedale seguro, sua vida vale mais’. E o desenho que ele fez foi de um rapaz usando o capacete, usando a cotoveleira e tudo. Você vê que a conscientização em relação à segurança é muito boa para todos os meninos da escola”, acrescentou Geraldo José de Assis Braga, pai de Rafael Victor da Silva Braga, premiado com uma bicicleta pelo 1º lugar na mesma categoria.
‘Educação é o principal’, diz secretário
Satisfeito com os resultados, o secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Henrique Franca Rodrigues, revelou que a campanha Ciclista Legal foi apenas o pontapé inicial. “O principal é a educação. A partir dela, tanto a segurança quanto o trânsito podem ter um futuro melhor. Começamos pelos ciclistas e já estamos realizando outras campanhas educativas, agora com foco nos pedestres, motoristas de táxi, ônibus”, detalhou.