A Casa do Professor está promovendo o Projeto de Formação Continuada para profissionais da rede municipal de Ouro Preto. Na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, o aconteceu o segundo encontro. Com o tema “Educação para a diversidade e a escola inclusiva”, o objetivo é integrar a formação e a prática dos professores.
O Projeto começou dia 26 de março e vai até o dia 5 de julho. O diferencial deste ano foi a abertura das inscrições para qualquer profissional que estivesse interessado em participar, o que gerou uma grande procura obrigando a Secretaria a limitar, neste primeiro momento, as vagas do projeto. Antes, os servidores eram indicados pelos supervisores.
O objetivo é discutir os desafios da educação inclusiva e seu desenvolvimento na escola, e proporcionar aos profissionais da área de educação bases metodológicas para a construção de sistemas educacionais.
A Formação Continuada acontece em quatro encontros, sendo um por mês e conta com a presença de pesquisadores e professores que trabalham com educação inclusiva e propõe atividades práticas e fazem aulas expositivas sobre o assunto. No intervalo entre os encontros são propostas atividades para serem realizadas neste período, e são entregues para a organização do curso, para avaliação.
Apoio da Saúde Ocupacional
Além da Formação Continuada, os professores contam com o apoio da Saúde Ocupacional. Entre aproximadamente 3 mil servidores municipais, 1.300 são professores. Claúdia Itaborahy, psicóloga da Saúde Ocupacional, explica que nas conversações orientadas, os profissionais dialogam livremente sobre as dificuldades encontradas no âmbito escolar, contam suas experiências e dificuldades e tentam achar soluções coletivamente.