Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, alunos da Rede Municipal de Itabirito foram para as ruas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. Com o apoio da Prefeitura, os alunos da Escola Municipal Laura Queiroz e 30 crianças da Pré-Escola Criança Feliz realizaram blitze educativas em pontos estratégicos da cidade.
No dia 2 de junho, os estudantes da Escola Laura Queiroz fizeram a mobilização em frente ao Parque Ecológico Municipal, distribuindo cartilhas educativas para os motoristas que passaram pelo local. Flávia Mendanha é coordenadora do Projeto de Educação Ambiental e Cidadania e explicou que, por meio da ação, “os alunos aprendem a fazer o plantio de uma horta alternativa, em garrafas pet e pneus”.
“Tem muita gente precisando de motivação e essa ação é simples, mas muito relevante”, expressou Cleber Viana Carreira, ao passar pela blitz. “É muito bom estarmos aqui hoje para falar para os motoristas não jogarem lixo nas ruas, porque pode dar enchente quando chove, além de deixar nossa cidade feia”, contou a estudante Josilaine Pereira Feliciano Leite, de 8 anos.
Já os alunos da Pré-Escola Criança Feliz entregaram sementes de girassol, mudas e cartilhas na Praça São Sebastião, no dia 6. A iniciativa contempla o projeto “Dê uma mãozinha para a natureza”, iniciado pelas professoras Janine, Shirley e Euciane. De acordo com Shirley Aparecida, além de orientar as crianças, o projeto pretende envolver os pais. “Se começarmos desde cedo, eles farão a diferença mais tarde. Queremos conscientizá-los desde cedo sobre os pequenos cuidados com o meio ambiente”, falou Janine Costa Pedrosa Marques.
Leandro Tadeu Sacramento Carvalho é pai do pequeno Eduardo, aluno da pré-escola, e aprovou a ação. “Achei muito importante, já que aprendemos muitas coisas com eles. Qualquer novidade é importante para as crianças e para os pais”, afirmou.