O Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE/MG) marcou para o dia 2 de agosto o julgamento de recurso (nº6697) da coligação da ex-prefeita Terezinha Ramos (PTB) e do ex-vice Roberto Rodrigues (PP). A votação que seria na terça-feira, 12, foi adiada, pois a juíza relatora do processo, Marisa de Melo Porto, não pôde participar do plenário. Então candidatos, eles tiveram seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral de Mariana por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros durante a campanha de 2008.
Embora o julgamento não represente, necessariamente, um possível retorno de Terezinha ao cargo, a coligação da ex-prefeita aguarda o provimento e a vitória no tribunal. “A decisão que levou à cassação dos diplomas pela justiça eleitoral de Mariana é um absurdo jurídico. Nosso recurso determina a anulação dessa sentença e a improcedência do mérito. As expectativas são as melhores possíveis”, afirma o assessor jurídico de Terezinha e Rodrigues, Wederson Siqueira.
Bambu sai vitorioso na justiça
Já o atual prefeito em exercício de Mariana, Geraldo Sales de Souza (PDT), o Bambu, venceu na terça-feira, 12, batalha jurídica no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O tribunal indeferiu, por unanimidade, processo que determinava penalidades administrativas contra Bambu, como quanto à sua elegibilidade nos próximos anos, por suspeita de improbidade administrativa na gestão do ex-prefeito Cássio Brigoline (1996-1998).