Ações foram realizadas nas cinco UBSs da cidade
A semana de 23 a 27 de outubro foi marcada pela realização de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Itabirito. As apresentações, que fizeram parte da programação do Outubro Rosa, tiveram o objetivo de conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino e foram realizadas em todas as UBSs: Central, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita, São José, Vila Gonçalo e zona rural.
Foram encenadas peças teatrais preparadas pelas equipes de saúde da família de cada unidade, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). De acordo com a terapeuta ocupacional do Nasf Fernanda Vieira, a atividade foi pensada para aproximar a população do tema. “Com o teatro, buscamos utilizar uma linguagem mais simples e lúdica para falar de um tema que as pessoas ainda têm muitas dúvidas e que ainda é cercado por muitos mitos. Contamos com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, que são as pessoas mais próximas da população e sabem quais são os principais questionamentos”, esclareceu.
Outubro Rosa
Durante todo o mês foram realizadas atividades de conscientização sobre o tema nas UBSs, como palestras, depoimentos, orientações e relaxamentos. A Prefeitura também realizou um mutirão de mamografias em parceria com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – Cimesp de Betim. No total, 232 mulheres da faixa etária de 35 a 49 foram beneficiadas com o exame, que não teve custo extra para o município.
Câncer de Mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo, além de ser a principal causa de morte feminina pela doença no Brasil. A melhor forma de prevenção é realização do autoexame nas mamas mensalmente, sete dias após o fim da menstruação. Caso encontre algum nódulo, a mulher deve procurar sua UBS de referência para a realização de exames.
Já a mamografia é recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres acima de 50 anos, mulheres de 35 – 40 anos em caso de histórico familiar e para pacientes que, independente da idade, apresentem sinais e sintomas da doença.