O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
4 min

Alex Salvador e Wolney de Oliveira esclarecem dúvidas na Câmara de Vereadores, em Itabirito

Alex Salvador e Wolney de Oliveira esclarecem dúvidas na Câmara de Vereadores, em Itabirito

No segundo mandato do prefeito Alex Salvador – junto ao vice-prefeito, Wolney de Oliveira – “características como transparência e clareza estão em primeiro lugar”. Por este motivo, o chefe do executivo e vice compareceram, na última segunda-feira, 21 de fevereiro, à reunião da Câmara de Vereadores de Itabirito para esclarecer dúvidas e promover o debate acerca da atual gestão.

Na ocasião, vereadores da situação e oposição levantaram questionamentos acerca dos processos de funcionamento do órgão público e demandas da população. Bastante elogiado pelos vereadores por sua clareza, Alex Salvador assegurou que “é uma satisfação estar à disposição do cidadão. Fui vereador por 16 anos e me sinto muito à vontade na Câmara. Sabemos que o verdadeiro papel do vereador é fiscalizar e é importante para a cidade contar com esta abertura entre Executivo e Legislativo”.

Polêmicas

O Projeto de Lei que visa à criação de uma nova secretaria para a Prefeitura de Itabirito levantou o debate entre Executivo e Legislativo. Alex Salvador explanou sobre a necessidade da ação. “Criar uma secretaria exclusivamente para o Transporte iria resultar em uma otimização do serviço, já que esta é, seguramente, uma das maiores demandas da cidade. A Secretaria de Administração, onde atualmente está alojada o Setor de Transporte, tem outras prioridades e não comporta mais o volume constante de solicitações. A Secretaria de Educação, por exemplo, fica encarregada de todo o processo do Transporte Escolar e é, sem dúvida, um trabalho que não cabe à esta pasta”. Outro ponto ressaltado pelo prefeito foi o remanejamento de cargos e chamada de concursados. “Para integrar o quadro de servidores da Secretaria, haveria um realocamento de cargos entre as pastas e seriam chamados também os aprovados no concurso para as respectivas áreas de atuação”.

Outro assunto colocado em pauta durante a sessão foi referente ao processo de licitação do Carnaval 2017. “Estão falando que o ganhador foi privilegiado por ser meu amigo. Sinceramente, acho que só ganha licitação quem é bom de serviço e tem o melhor preço, sem abrir mão de qualidade. E sendo o vencedor um itabiritense, só vejo vantagens para a economia local”.

Cargos e salários

O preenchimento das vagas restantes do concurso público e a readequação de piso salarial também foram questionados. O prefeito lembrou que “é importante ressaltar que nós fomos a única gestão a realizar o concurso na cidade. Compreendemos que a Prefeitura é, atualmente, a maior geradora de empregos no município, cerca de 3 mil. Seguiremos cumprindo as ordens do Ministério Público e realizando as chamadas para o preenchimento das vagas na medida do possível. Temos que ter em mente que não é apenas colocar o servidor em seu cargo de aprovação. Precisamos treiná-lo, fazê-lo entender nosso ritmo de atuação e, principalmente, se apropriar da nossa missão de atender da melhor forma possível o cidadão”. Sobre a readequação do piso salarial, Alex garantiu que será realizado por etapas. “O que podemos adiantar é que começaremos a partir de março para os professores da rede municipal”.

Saúde

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, esclareceu algumas dúvidas em relação à falta de determinados medicamentos e a demora da realização de certos tipos de cirurgias. “Todos sabem que sou o maior defensor do SUS (Sistema Único de Saúde). Meu compromisso é garantir um serviço de qualidade para 50 mil pessoas, ou seja, para toda a população de Itabirito. Mas, para isso, é necessário entender o funcionamento de alguns processos antes de, por exemplo, publicar em redes sociais ou fazer denúncias ao Ministério Público. É claro que o cidadão tem direito de reclamar, desde que faça isso com fundamento. Estamos aqui para esclarecer e atender da melhor forma possível a todos”. Durante a sessão, Wolney fez questão de ressaltar que o processo de licitação é algo demorado e rigoroso, realizado sob uma demanda estimada, que pode vir a corresponder à realidade local ou não. Sobre as cirurgias, explicou o tipo de atendimento oferecido pela cidade. “Itabirito atende somente procedimentos de pequena e média complexidade. Intervenções cirúrgicas com maior grau de complexidade são de responsabilidade de outras cidades que constituem a chamada região de saúde”.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni