Por Mauro Werkema
Repetidos acidentes, com mortes, além de congestionamentos que dificultam e tornam lento o trânsito, revelam o colapso da Br-356, a Rodovia dos Inconfidentes, no trajeto da confluência com a Br-040 até Mariana. Com excesso de veículos, transitam pela Br-356 carros particulares, em excepcional volume, caminhões de variados tamanhos e pesos, inclusive transportadores de minérios, o que já é uma impropriedade e um abuso, e também ônibus de carreira e de turismo.
Embora a situação da rodovia tenha sido tema de debates e denúncias, inclusive junto ao governo do Estado, no DNIT e na própria Assembleia Legislativa, não há providências anunciadas que possam representar tentativas viáveis de reduzir os perigos da rodovia. Não há obras de duplicação anunciadas nem prometidas. Não há intervenções de terceiras pistas ou de soluções para trechos mais perigosos, como é o caso das inúmeras estradas secundárias, sem quaisquer rotatórias ou avisos, tornando-se locais onde são comuns acidentes.
E os acidentes e paralisações se sucedem de nada valendo os protestos, denúncias e reclamações. É importante lembrar que a Br-356 atende hoje uma imensa população das cidades de Itabirito, Ouro Preto e Mariana e mais cerca de 30 distritos, alguns com populações imensas, como Cachoeira do Campo. E a rodovia vem sendo usada também por quem vai para Ponte Nova e o Espírito Santo, evitando a Br-381, chamada Rodovia da Morte, que apresenta vários estrangulamentos e paralisações, com obras de alargamento inconclusas.
Mais grave ainda é que a rodovia, neste trecho citado, transformou-se em via de transporte pesado de minério de ferro, atividade que apresenta crescimento exponencial na região. E as mineradoras anunciam crescimento não só no número de caminhões, dia e noite, mas na capacidade destes veículos, com o objetivo de elevar os volumes transportados. Trata-se, obviamente, de uma impropriedade e um abuso, que mais se mostram indevidos e perigosos numa rodovia já movimentada, turística e com trajeto cheio de curvas e sem acostamentos.
Esta estrada foi construída, no seu trajeto básico atual, com poucas mudanças, em 1952, sem que a tecnologia rodoviária daquele tempo permitisse, como hoje, remoção de dificuldades topográficas. Pouco se vez para sua modernização, inclusive quanto a rotatórias, viadutos ou alargamento de pistas. E agravam-se os lugares perigosos: bastaria citar a entrada para Cachoeira do Campo, para Amarantina, para a Serra de Capanema e outras interseções, onde tem ocorrido acidentes. E é importante citar o congestionamento que está ocorrendo junto ao posto da Polícia Rodoviária, em razão de uma ainda inexplicável variante feita pela Vale.
A Rodovia dos Inconfidentes é hoje o trecho turístico mais procurado de Minas Gerais. O crescimento das atividades turísticas, a demanda por atrativos de fim de semana e o aumento dos destinos procurados, a crescente atividade empresarial, além da mineração, a presença de uma grande universidade, são fatores que agravam ainda mais a questão rodoviária e com tendência a crescimento, em curto prazo. E estão anunciados novos loteamentos, já vendendo seus lotes, que vão elevar em muito o tráfego.
A Br-351 é federal, sob supervisão do Dnit, que já conhece a situação de pré-colapso mas que, até agora, nada anuncia que possa nem amenizar sua situação atual. As Prefeituras de Itabirito, Ouro Preto e Mariana, com apoio das instituições da sociedade, Câmaras Municipais, entidades do comércio e da indústria, precisam se manifestar fortemente, buscando apoios dos governos do Estado e Federal. É o que se espera.
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