Em parceria com a Prefeitura, até o dia 14 de agosto, Itabirito recebe uma mostra para encher os olhos. A Exposição Alagoas Bordado à Mão acontece no Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação, onde são expostas e comercializadas rendas e bordados de várias técnicas, tradicionais no estado. “A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo abre espaço para todos os tipos de cultura. Quando vimos tanta coisa bonita assim, percebemos que temos que preservar o artesanato”, disse Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, na abertura da exposição, no último dia 4.
As peças expostas foram confeccionadas pelos 60 integrantes do Grupo Independente das Mulheres Rendeiras de Maceió, usando as seguintes técnicas: filé, rechiliê, rendendê, labirinto, caicó, crivo, fibra de coco e renascença. “Em Maceió, o artesanato é fonte de renda para muita gente. A proposta dessa exposição é criar uma alternativa de trabalho para a baixa temporada”, afirmou Geraldo Nogueira, coordenador do grupo, que está em Itabirito para o evento, acompanhado da artesã alagoana, Meiri Fernandes.
Durante a abertura da mostra, os visitantes puderam degustar comidas e bebidas típicas do Alagoas, com frutos do mar como o siri, sururu, massunim, caranguejo, camarão, manjuba e lagosta, além de cocadas, castanha de caju e sucos de cajá, mangaba e graviola. “Isso é para mostrar o que as pessoas de lá comem e bebem. É muito importante esse intercâmbio cultural”, explicou Geraldo.
Todos os aromas, cores, hábitos e costumes da região podem ser visitados das 9 às 20h. “O apoio que a Prefeitura nos ofereceu foi excelente, fomos recebidos de braços abertos. Acredito que levaremos um resultado muito positivo para os outros que ficaram lá em Maceió”, encerra Meiri.