Nylton Gomes Batista
A IA ou Inteligência Artificial continua a avançar em seu desenvolvimento, surpreendendo, causando sustos e apreensões mediante mudança de conceitos, derrubada de muitas, troca de outras e sugestões de novas atividades profissionais. Em razão disso, no mercado de trabalho, profissionais acomodados e limitados, em seus horizontes, temem pelo futuro mais próximo, sem antes pensar em oportunidades aos que se colocam prontos para adaptar-se à nova situação. A transformação promete ser gigantesca, mas quando quem faz é o Homem, ao feito o Homem se adapta, desde que não limitado pelas aparências e desprovido da capacidade de pensar.
Aos que pensam de forma aberta e abrangente, se uma porta se fecha, duas janelas podem se abrir, conforme diz aquele pensamento positivo voltado a Deus! Portanto, o momento é de buscar conhecimento e não de ruminar, ou pior, disseminar pessimismos!
Informa-se aos pessimistas que a IA mal dá seus primeiros passos diante do público e já demanda por profissionais em novas atividades. É verdade que tais profissões são de alto nível, o que requer formação de igual valor, mas não se pode esquecer das muitas, dentro das possibilidades que a IA pode oferecer, especialmente aos curiosos, fuçadores da internet, verdadeiros caçadores de oportunidades positivas. Essas atividades surgem, espontaneamente, de acordo com também novas necessidades e, sem maiores preocupações, desenvolvem-se e se consolidam, ainda que sem o reconhecimento oficial. Essas atividades, a princípio marginais (não reconhecidas), são destinadas aos desbravadores, aventureiros, espécie de bandeirantes do mundo digital/virtual, que não temem avançar sobre o desconhecido, esmiuçá-lo, conhecê-lo e aplicá-lo, em favor do bem-estar geral. Segundo a própria IA, estudo recente do Goldman Sachs concluiu que a ascensão da Inteligência Artificial pode ter impacto sobre 300 milhões de empregos, reduzindo sua importância ou mesmo acabando com muitos deles. A IA pode substituir profissionais, hoje desejados e bem remunerados, como engenheiros de software, programadores, analistas de dados e desenvolvedores. Ao mesmo tempo, surge a necessidade de profissionais para lidar com as possibilidades e facilidades trazidas pela nova tecnologia.
Designers e redatores estão na mira da IA, mas estes podem se reinventar nesse momento. Medíocres serão alijados, deixando o caminho para os bons, capazes de se especializar, usando a ferramenta a seu favor, o que parece justo ao se comparar o exercício dessas atividades, na atualidade, quando o engodo, muitas vezes, prevalece. Por incrível que pareça, coincidência (existe?) das coincidências acaba de acontecer, ao escrever a palavra “engodo”. O M365 sugeriu-me sua substituição por “cilada”. Imediatamente, vi que tal sugestão não é cabível; noutra ocasião, sim, mas não nesta. Neste exemplo, proporcionado por reles computador, fica evidente que a máquina não substitui, plenamente a ação humana! Veja-se que se trata de uma simples palavra, mas poderia ser uma oração e toda sua construção gramatical. O que aconteceria sem a participação humana? A IA produz textos, mas ela própria recomenda revisão, pois pode haver erros. Conclui-se, então, que a máquina não substitui o Homem, havendo este que participar para dar a última palavra.
A advocacia é outra profissão a ser, grandemente, afetada com redução de atividades, que passarão a ser exercidas pela IA deixando aos profissionais humanos tão somente causas mais complexas. Entretanto, na IA haverá necessidades desses mesmos profissionais, altamente especializados, aos quais caberá, por exemplo, cuidar para a não sobreposição da IA sobre as questões humanas. Por ser um campo novo, de onde brotarão necessidades ainda desconhecidas, muito se exigirá de tais profissionais. A capacitação é que dirá quem fica no ramo e ascende a pontos mais altos. Interessante observar que profissões de natureza intermediária serão as mais afetadas, pois a IA tende a substituí-las entre as partes interessadas, na maioria dos negócios e das questões em discussão. Por similaridade, muitos casos poderão ser decididos mediante aplicação de IA.
4 min