O Liberal
Últimas Noticias
Ponto de Vista do Batista
4 min

Inteligência artificial

O assunto do momento e dos mais polêmicos, na internet, é a inteligência artificial ou IA. Destinada a revolucionar atividades humanas, acende discussões, em três grupos: uns, a veem como avanço e destinada a executar tarefas, para as quais o indivíduo não está qualificado; outros dizem que veio para substituir a mão-de-obra humana e provocar grande onda de desemprego; o terceiro grupo diz que a IA não fará nem uma e nem outra coisa. Ela veio, sim, para ajudar na execução do trabalho e onde ela, eventualmente substituir, poderá ensejar o surgimento de outra tarefa a cargo do ser humano. 
Independentemente da visão que se tem, é importante considerar os impactos da IA na sociedade e no mercado de trabalho, para que medidas possam ser tomadas pró minimização de eventuais consequências negativas. Além de tudo, espera-se, dos governos e sociedade em geral, investimentos maciços em educação e capacitação de pessoas, para que estas possam se adaptar às mudanças e se preparar para o futuro. A IA, sem dúvida, é uma tecnologia transformadora e é necessário garantir que suas aplicações sejam utilizadas de maneira responsável e benéfica para a sociedade como um todo. A priori, não se pode afirmar que a IA vai provocar uma onda de desemprego, uma vez que a tecnologia está em fase de desenvolvimento, mas a preocupação se justifica, na medida que a tecnologia avança, rapidamente. Algumas funções já são afetadas, como são os casos de tarefas repetitivas ou que exigem baixo grau de habilidade, como atendentes de telemarketing e caixas de supermercado. Entretanto, é bom ressaltar que, em compensação, a IA está a criar novas oportunidades de trabalho em áreas relacionadas à tecnologia e à programação, por exemplo. 
A IA tem potencial para transformação da sociedade, mas é necessário que seu uso seja equilibrado e responsável para garantir um futuro sustentável e próspero para todos. Daí a necessidade da soma de esforços entre governos, escolas, empresariado e sociedade em geral, para que, eventuais impactos negativos sejam minimizados. É bom observar que a IA não, necessariamente, substituirá toda a mão-de-obra humana, devendo, sim, ajudar na execução do trabalho e possibilitar a criação de novas oportunidades de emprego. Dessa forma, a IA pode ser vista como ferramenta, que permite aos trabalhadores serem mais eficientes e produtivos, em suas tarefas, enquanto se libera tempo e recursos para a realização de atividades mais complexas e criativas. Portanto, a IA não deve ser vista como ameaça à empregabilidade, porém como oportunidade de aprimoramento de habilidades e competências dos trabalhadores, que poderão se concentrar em tarefas mais desafiadoras e estratégicas. Além disso, a IA pode ser utilizada em conjunto com a mão-de-obra humana, gerando habilidades e conhecimentos que podem aumentar a qualidade e a eficiência no trabalho. De acordo com estudos realizados, a IA pode ser utilizada em diversas áreas, como saúde, finanças, transporte, entre outras, para melhorar a qualidade dos serviços prestados e otimizar o uso de recursos. Ela pode ser utilizada para identificar padrões e tendências, prever resultados e tomar decisões mais precisas e embasadas em dados. Contudo, a utilização da IA também traz desafios, como a necessidade de garantir segurança e privacidade dos dados, transparência das decisões tomadas pelos algoritmos e equidade no acesso aos benefícios gerados pela tecnologia. É importante que a utilização da IA seja regulada e monitorada para garantir que seus benefícios sejam amplamente distribuídos e que seus efeitos negativos sejam minimizados. 
Conclui-se ser a IA uma tecnologia com potencial para transformar, profundamente, diversos aspectos da sociedade, incluído o mercado de trabalho. As opiniões sobre a sua utilização variam e se polarizam, mas é importante reconhecer que, se por um lado gera ameaças, por outro, a IA gera oportunidade. É o princípio da dualidade a se manifestar, também nesse caso. É fundamental que governos, empresas e sociedade em geral discutam a utilização da IA de forma responsável, levando em consideração seus impactos sociais e econômicos. Em suma, a IA é tecnologia poderosa e disruptiva, tendente a trazer grandes benefícios à humanidade, desde que sua utilização esteja pautada por valores éticos e sociais, em prol de um futuro justo e sustentável para todos.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni