O Liberal
Últimas Noticias
Ponto de Vista do Batista
4 min

Estamos todos no mesmo barco LV

Em tempo de pandemia como esta, tudo ao alcance é utilizado sob os mais diversos aspectos, mas todos com o propósito comum, ou seja, de enfrentamento da COVID-19, no campo preventivo ou de tratamento. A internet, maravilha da informação e da comunicação, está sob crescente demanda em tudo relacionado à pandemia, ao novo coronavírus e à COVID-19. O Google tem sido consultado, incessantemente, sobre tudo voltado ao assunto, desde “como se contaminar com o novo coronavírus” até “onde encontrar UTI”. Naquele banco de dados, UTI era um dos itens, praticamente não pesquisados, mas isso se inverteu em março último, quando o colapso hospitalar se estabeleceu em alguns pontos do país.
Bom que o público esteja a se valer da internet, para se informar sobre temas relacionados à pandemia, mas ainda poderia se informar melhor se, deixando a televisão de lado no tocante aos noticiários, buscasse a imprensa independente, profissionais descomprometidos com a mídia tendenciosa, que só tem prestado serviços à desinformação. Também que não se confie muito nas redes sociais, contaminadas por notícias falsas, mentiras engendradas com propósitos estranhos.
Fala-se muito em lentidão na vacinação e debitam isso ao governo federal, com forte reflexo na imprensa estrangeira, mas é omitida a informação de que as ações de combate à pandemia foram retiradas da competência do governo federal, pelo STF, e entregues aos governos dos estados e dos municípios. Até há poucos dias, as vacinas aplicadas chegavam apenas à metade das distribuídas pelo Ministério da Saúde, e, ainda havia governador que estocava vacina, com que propósito não se sabe. Se há tanta urgência na vacinação e ela está atrasada, por que as prefeituras deixam de vacinar, nos sábados e domingos? Ah! Deve ser porque o novo coronavírus também não circula nos fins de semana! Ele tira folga e… com direito ao DSR (descanso semanal remunerado) Mas, não é o que se divulga lá fora! Segundo jornais europeus, o governo brasileiro “num tá nem aí pra pandemia”. É, mais ou menos, o mesmo que mídia nacional propaga internamente.
Para não serem levadas de roldão, atropeladas pela desinformação, confundidas suas mentes com mentiras vis, as pessoas devem buscar outras fontes de informação, na internet, por exemplo, veículo onde se encontram profissionais sérios e independentes, prontos para dar a informação correta. Há que deixar o rebanho, nem que seja de vez em quando, para pensar por si só e ouvir vozes em solo. O grande coro pode estar desafinado e nem se perceber!
Deixe-se, de lado, o tema da desinformação em torno da pandemia, mas que se permaneça na internet, onde também se detecta quão desmazelada tem sido a questão do ensino/aprendizado da Língua Portuguesa, no Brasil. Percebe-se, tanto na qualidade de muito do material publicado, quanto nas análises de resultados de vestibulares, concursos públicos e em provas do ENEM. Uma grande parte sai da escola, sabendo escrever palavras, ainda que com incorreção ortográfica, mas não sabe encadeá-las, na comunicação, na transmissão de uma ideia.
Por meio do meu site/blog, www.ouropreto-ourtoworld.jor.br, abro oportunidade para que, interessados em melhorar sua redação, tenham ali um campo de treinamento. Cheguei a pensar em plataforma para um curso, mas por muito barato que fosse o acesso, ainda haveria alguém a ficar de fora. Por meio de página de blog, qualquer um pode obter, talvez, um pouco do que lhe falta no aprendizado. Aprender a redigir textos é uma questão de treino; e é isso que proponho. Como maior disseminador da Língua Portuguesa, o Brasil tem grande responsabilidade em sua preservação, mas, pelo que se vê, não a tem assumido! É a minha modesta colaboração para que o cenário, nesse aspecto, comece a melhorar. Apesar da idade, tenho saúde, condições e disposição para fazer a minha parte, como retribuição ao que aprendi. Sei que poderia ganhar algum dinheiro com isso, mas entendo que, mediante acesso livre, mais pessoas podem ser alcançadas e beneficiadas. O retorno para mim pode vir de outra forma! Conforme já dito o acesso é www.ouropreto-ourtoworld.jor.br; ao abrir, vá à coluna da direita, localize “categorias” e clique em “linguagem”. Sinta-se à vontade para fazer os comentários que quiser e julgar necessários. Por favor, também compartilhe essa informação com quantos puder.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni