Na Reunião Ordinária dessa terça-feira, 18 de agosto, o guia turístico de Ouro Preto, Kaiodê Meira, junto aos guias Genivaldo dos Santos (Ponte Nova) e Joaquim Roberto Gomes Batista Cunha (Manteiga) utilizaram a Tribuna para falar sobre a situação dos guias de turismo de Ouro Preto. Segundo os guias, a profissão precisa ser profissionaliza na cidade.
O senhor Kaiodê explicou a situação. “Estamos entrando em diálogo com o nosso grupo, para buscarmos o fortalecimento da entidade já existente que é a Associação de Guias de Turismo. Além disso, queremos até mesmo que seja feita a fundação de outra entidade, para que possamos ser vistos na cidade como profissionais. Realmente estamos sendo prejudicados por pessoas que vem deturpando a nossa cidade e também a nossa profissão”, relatou.
Uma comissão composta pelos vereadores Alysson Gugu (PPS) e Dentinho da Rádio (PT); e também pela vereadora Regina Braga (PSDB) foi formada para acompanhar a situação dos guias de Ouro Preto.
A vereadora Regina Braga (PSDB) comentou sobre o que será feito pelo Comissão. “A era boa da arrecadação por conta da mineração acabou. Então, hoje a jóia preciosa de Ouro Preto é o turismo. Temos que reunir o Legislativo, Executivo, Associação de Guias e quem mais que se interesse e torce pelo trabalho desses profissionais para discutirmos como podemos e iremos aprimorar o turismo que temos”, disse a parlamentar.
Em Ouro Preto existem 3 (três) Pontos Oficiais de Turismo: Terminal Turístico (no bairro São Cristóvão no início na cidade); O posto Fiemg (na Praça Tiradentes) e um Posto na rodoviária, além dos guias que ficam à disposição dos turistas em toda centro da Praça Tiradentes.