Marcos Delamore
Nesta segunda-feira (15), em Reunião Extraordinária, o Projeto de Resolução nº 973/2025 foi discutido e aprovado pela Câmara Municipal de Ouro Preto. A proposta institucionaliza a Mesa de Diálogo para debater e definir a Política Municipal de Desenvolvimento e Incentivo ao Ecoturismo e ao Turismo Sustentável na Cidade Patrimônio Mundial.
De autoria dos parlamentares Wemerson Titão (PT) e Renato Zoroastro (PSB), o texto autoriza a implementação de um espaço permanente de estruturação e vínculo entre os Poderes Legislativo e Executivo, e instituições de fomento, com o intuito de coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável, na sede e nos distritos e subdistritos de Ouro Preto.
Tradicionalmente conhecido pelos visitantes e moradores, o centro histórico de Ouro Preto reúne imponentes monumentos arquitetônicos e uma bela paisagem natural. Mas a riqueza ouro-pretana não se resume a este clássico roteiro. A medida, então, procura ampliar e promover atividades turísticas e o fortalecimento econômico de áreas rurais do município.
Segundo os vereadores, a proposta visa unir a apreciação do turismo rural sustentável como mecanismo de estímulo econômico nos distritos, com atenção à manutenção dos direitos previdenciários de produtores rurais e a criação de diretrizes específicas para o ecoturismo em ambientes externos ao perímetro urbano central.
Na prática, o projeto pretende fomentar o turismo de experiência, permitindo aos turistas conhecerem propriedades rurais, participar de visitas guiadas, acessar cachoeiras e ter contato direto com atividades como a produção da agricultura familiar, a fabricação de queijos e a piscicultura. A proposta propõe criar outros caminhos possíveis para a geração de renda para moradores dos distritos, preservando os modos de vida locais.
A Mesa de Diálogo será integrada por representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e de membros da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A aprovação do Projeto de Resolução nº 973/2025 instaura a Mesa de Diálogo no celeiro das políticas municipais relativas ao turismo sustentável, dando espaço para a execução de planos e procedimentos futuros, alicerçados no diálogo entre poder público, universidade e sociedade.