Imagem: EPTC/Divulgação PMPA / Por: Marcos Delamore
O vereador Renato Zoroastro (PSB) apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Ouro Preto, para a modernização dos meios de pagamentos no transporte coletivo urbano da cidade histórica. A proposta, 273/2025, inclui novas formas de pagamento, como a adoção de carteiras digitais e por QR Code.
A medida busca permitir uma melhor funcionalidade nos coletivos, maior eficiência dos serviços, segurança dos usuários e redução dos custos operacionais. O documento foi encaminhado ao prefeito Angelo Oswaldo (PV), às Secretarias Municipais de Segurança e Trânsito, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Ourotran e demais órgãos competentes, para analisar a viabilidade, junto ao Consórcio Rota Real – responsável pelo transporte público em Ouro Preto – da implementação dessa possibilidade.
Imagem: Marcos Delamore
Segundo o primeiro secretário da Casa Legislativa, a proposta foi fundamentada a partir de um estudo, que considera cidades brasileiras que adotaram esse método de bilhetagem eletrônica. “Várias cidades no Brasil, que utilizam o transporte coletivo urbano, têm diversificado seus modos de pagamento ao ingressar nos ônibus. É muito comum, em estabelecimentos, pessoas utilizarem o celular para efetuar o pagamento. Esse documento tem o objetivo de alcançar as secretarias e o Consórcio Rota Real para que seja estudada a possibilidade de realizar o pagamento das passagens pelo celular. É uma novidade e uma inovação tecnológica que a gente pode encontrar em vários municípios e, por que não trazer esse benefício para a nossa cidade?”, declarou Zoroastro.
Os órgãos públicos, cujas atribuições dizem respeito à regulamentação, fiscalização e implementação dessas políticas, terão um prazo legal para responder à solicitação de informações do vereador. O parlamentar Wemerson Titão (PT) reforçou a importância do documento, que, em votação, foi aprovado por 13 votos e segue em tramitação para entrar em vigor.