Imagem: Câmara Municipal de Ouro Preto/Captura de tela
A proposta enviada ao Executivo e aprovada na Casa visa contemplar os estudantes da sede e dos distritos
Por: Marcos Delamore
Durante a 13ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, o vereador Renato Zoroastro (PSB) apresentou proposta de implementação de um programa social de transporte intermunicipal para garantir aos estudantes das instituições de ensino básico, técnico e superior de Ouro Preto o acesso à educação de qualidade.
A Representação Nº 64/2025, encaminhada à Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e Secretaria Municipal de Educação, se compromete em viabilizar o transporte seguro e acessível para os alunos. A indicação do parlamentar é baseada em critérios socioeconômicos e preza pela isonomia na seleção dos discentes.
O Primeiro Secretário da Casa destaca que o projeto é uma tentativa de reduzir a evasão escolar e de alcançar incentivos para a cidade de Ouro Preto. “A implementação de tal programa traria benefícios significativos para o Município, como o fortalecimento da educação e a formação de cidadãos mais qualificados e preparados para os desafios do futuro”, afirmou Zoroastro.
O presidente da Câmara, Vantuir da Silva (Avante), e os vereadores Wemerson Titão (PT), Ricardo Gringo (Republicanos), Carlinhos Mendes (Avante), Naércio Ferreira (PSD), Kuruzu (PT), Líllian França (PP) e Luciano Barbosa (MDB) reforçaram a importância do documento solicitado por Renato Zoroastro e, em votação, a medida foi aprovada por 13 votos.
Em contato com o jornal O Liberal Inconfidentes, Renato Zoroastro declarou a importância do projeto. “O programa, se implementado, beneficiará inúmeros estudantes que enfrentam desafios diários para acessar o ensino técnico e universitário, garantindo mais dignidade e oportunidades para a juventude ouropretana”, disse.