Texto e Imagem: Marcos Delamore
A proposta de doação de uniformes aos estudantes da rede municipal de ensino de Ouro Preto foi tema de debate na sessão ordinária, realizada pela Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (11). A proposição foi feita por meio da Representação nº14/2026, de autoria do vereador Naércio Ferreira (PSD), e foi dirigida à empresa Gerdau.
Durante seu pronunciamento, Naércio destacou que o apoio impulsiona melhorias nas condições de aprendizado, disciplina e segurança dos alunos. “Venho pedir à empresa Gerdau, enquanto empresa parceira, para disponibilizar a compra de uniformes escolares para as nossas crianças”, frisou.
De acordo com o documento, a doação dos uniformes seria destinada à Escola Municipal Professora Celina Cruz, situada na localidade do Mota, no distrito de Miguel Burnier. A instituição de ensino atende cerca de cinquenta alunos, de idade entre 4 a 11 anos, em situação de vulnerabilidade social. A medida também contempla escolas de Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto.
A doação dos uniformes escolares pretende trazer benefícios significativos aos estudantes, promovendo igualdade, o sentimento de pertencimento e contribuindo para as melhores condições de permanência e desenvolvimento no ambiente escolar. Para o parlamentar, a parceria entre a iniciativa privada e o poder público municipal representa uma valiosa contribuição social para a comunidade.
O vereador Luciano Barbosa (MDB) corroborou com a proposta, afirmando que outros dois projetos, de mesmo caráter, foram protocolados em 2018 e 2024, e que buscam contribuir com a educação do município. “A iniciativa transforma e valoriza a nossa cidade. Esses projetos somam com a nossa população”, enfatizou.
Em seguida, o parlamentar Emerson Titão (PT) também incentivou a parceria do Município com empresas a fim de viabilizar o compromisso com a qualidade do ensino local e beneficiar a sociedade. “Que a gente possa trazer essas grandes empresas para o nosso município e estreitar laços entre as empresas, o poder público e a sociedade civil”, disse. Ele ainda pontuou que destinou R$ 40 mil para a compra de uniformes escolares tanto em Antônio Pereira quanto para a Creche Municipal Padre Rocha.