O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Vale elimina barragens em nível máximo de emergência

Vale elimina barragens em nível máximo de emergência

A barragem Forquilha III, localizada na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), teve seu nível de emergência rebaixado de 3 para 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Com isso, a Vale cumpre antecipadamente o compromisso de não manter estruturas em nível 3 até 2025.

Segundo o CEO da empresa, Gustavo Pimenta, a medida reforça a segurança e marca a implementação do padrão internacional GISTM em todas as barragens de rejeitos. A reclassificação foi possível graças a avanços técnicos, como sondagens geotécnicas, novos instrumentos de monitoramento e modelos mais precisos de análise estrutural.

A Forquilha III é uma das 13 barragens a montante ainda em processo de descaracterização. Desde 2019, 17 das 30 previstas já foram descaracterizadas, com investimentos superiores a R$ 12 bilhões. A conclusão da Forquilha III está prevista para 2035, incluindo recuperação ambiental da área.

Apesar da melhora na estabilidade, a Zona de Autossalvamento (ZAS) permanece evacuada, conforme determina a legislação. A Vale segue com ações de reparação nos municípios afetados, como Itabirito, Ouro Preto, Rio Acima e Nova Lima, com foco em transferência de renda, turismo, segurança e serviços públicos.

O padrão GISTM, adotado pela empresa, exige 77 critérios que envolvem engenharia, governança, direitos humanos e transparência, sendo considerado referência global na gestão de rejeitos.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni