Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), intensificou os investimentos para a comunidade acadêmica e formalizou nove novos convênios de cooperação internacional com instituições de ensino superior sediadas em oito países. O objetivo desses acordos é viabilizar participação e contribuições para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, mobilidade e extensão, em prol dos estudantes e docentes.
Os convênios foram acordados com as instituições:
● Montanuniversität Leoben, da Áustria;
● Reutlingen University, da Alemanha;
● Universidad Católica de Colombia, Universidad Nacional de Colombia e Universidad del Rosario, ambas da Colômbia;
● Universidad de Jaén e Universidad de Valladolid, sediadas na Espanha;
● Universidad de Santiago de Chile, no Chile;
● Universidade Fernando Pessoa, em Portugal.
A partir das novas internacionalizações, a UFOP celebra mais de 100 parcerias, a nível mundial, em vigor e/ou em processo de renovação, para oferecer apoio em pesquisa científica, oportunizando intercâmbio entre estudantes, docentes e técnicos administrativos com as universidades incluídas.
As ações decorrentes dessas parcerias impactam positivamente em investimentos para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, oferta de disciplinas com coorientação entre instituições, programas de intercâmbio acadêmico, estágios internacionais, e participação em congressos e eventos científicos.
De acordo com informações da DRI, as parcerias estão alinhadas com a busca de alicerçar e estabelecer a UFOP como uma importante expoente global de ensino. Para isso, a UFOP fomenta relações com instituições de mais de 30 países, e está presente em quase todo território mundial.
Os convênios abarcam variadas competências, habilidades, objetos de conhecimento e unidades temáticas para aprendizagem, impulsionando a formação de redes multilaterais de cooperação entre universidades públicas e privadas.