Imagem: Divulgação Trem da Vale/ Laira Ferreira/ Revisão: Victor Stutz
O Trem da Vale, que liga a cidade de Ouro Preto a Mariana, começou sua restauração neste mês de fevereiro. A ferrovia original, que teve sua inauguração em julho de 1889 por Dom Pedro II e foi concluída apenas no ano de 1914, fazia parte do desenvolvimento econômico da região dos Inconfidentes. Ao longo dos anos, a ferrovia deixou de ser usada como transporte regular de passageiros e passou por um processo de abandono.
Apenas em 2000, a Construtora Vale revitalizou os 18 km de trilhos que conectam as duas cidades mineiras, além de recuperar os carros e locomotivas para atuação em passeios turísticos. A reabertura aconteceu em 2006 e contou com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante muitos anos, o trajeto foi uma das atrações turísticas mais visitadas de Minas Gerais.
Em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, o trem foi suspenso e deixou de operar regularmente. Desde então, a Vale vem trabalhando na reforma e manutenção da ferrovia e de suas estações, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e possibilitar futuros passeios.
Atualmente, a ferrovia começa a ser recuperada em parceria com as prefeituras municipais de Ouro Preto e Mariana e com a empresa Hexágono. “Deixar essa obra preparada para receber milhares de passageiros que voltarão ao trem turístico Ouro Preto-Mariana, que é uma das ligações mais importantes do turismo no Brasil”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.