Imagens: Ane Souz
Por: Victória Oliveira
A 28ª edição da Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu acontece neste fim de semana, de sexta-feira (04) a domingo (06). O evento celebra a produção artesanal de doces com a goiaba do distrito, que possui registro como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.
A festa, que hoje é realizada pela Associação de Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu, surgiu justamente como uma ideia de comemorar a colheita da fruta. Com o passar dos anos, já se tornou tradição visitar o distrito para experimentar as delícias preparadas nos grandes tachos de cobre, de forma artesanal, com receitas e preparos passados de geração em geração.
Na sexta-feira, a festa começa às 18h, com cerimônia de abertura e homenagem aos doceiros, e ainda conta com a exibição de minidocumentário sobre a produção doceira de São Bartolomeu, e show da banda De Pai pra Filho.
Já no sábado, a programação tem início cedo, às 10h, com o belo cortejo da Folia do Boi da Manta, oficinas e show de ritmos variados, como o samba do grupo Samba com Dendê, e o rock da banda Free Birds.
No domingo, a programação diversa continua, com mais cortejos, oficinas e shows, encerrando com a performance da Banda do Bloco Urucum.
A grande festividade também promete uma rica experiência gastronômica, com barraquinhas de produtores locais e visitantes e, claro, com a venda dos doces de goiaba mais famosos da região. O evento é aberto ao público e a programação completa pode ser acessada em sua página do instagram @festadagoiabasaobartolomeu.