O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
4 min

Tradição renovada: Cavalhada Mirim e Festival de Sabores são sucesso de público em Amarantina

Tradição renovada: Cavalhada Mirim e Festival de Sabores são sucesso de público em Amarantina

Imagem: Jaque Matos/ Por Victória Oliveira

O distrito de Amarantina viveu, nos dias 13 e 14 de setembro, um fim de semana especial, que abriu com grande entusiasmo a programação das Tradicionais Cavalhadas e Festa de São Gonçalo. Oficinas, shows, performances artísticas e atividades infantis movimentaram a comunidade, mas os destaques ficaram por conta da Cavalhada Mirim e do Festival de Sabores, sucessos de público no Parque das Cavalhadas.

Criada há 27 anos, a Cavalhada Mirim nasceu do desejo de estender às crianças a experiência de participar de um dos eventos mais simbólicos da região. Sob a coordenação dos voluntários Daniel Marcos (Dadá) e Tadeu Nathan – moradores de Amarantina, antigos cavalheiros mirins e hoje integrantes da Cavalhada Adulta- os ensaios começaram ainda em julho. No fim de semana, o resultado encantou as famílias: os pequenos mostraram domínio sobre seus cavalos, declamaram longas falas e encenaram a tradicional disputa entre mouros e cristãos, que culmina no casamento da princesa Floripes. O momento das embaixadas, quando os cavalos são empinados, trouxe ainda mais emoção, arrancando gritos e aplausos do público, e revelando o talento e a dedicação das crianças.

Se a tradição foi renovada na “arena”, ela continuou sendo celebrada, com uma pitada de inovação, nas mesas. No Festival Sabores de Amarantina, quitandeiras, cozinheiros e chefs da região competiram em quatro categorias: Melhor Prato Tradicional, Melhor Prato Vegano, Melhor Quitanda Tradicional e Melhor Quitanda Vegana.

Os pratos foram vendidos e degustados pelo público, que aprovou tanto as receitas clássicas quanto as novidades. Um júri de especialistas da região, degustou os preparos e avaliou os concorrentes. A chef Karina Moreira, que atua na Região dos Inconfidentes, comentou que a disputa seria acirrada: “Encontramos vários ingredientes tradicionais, várias receitas rurais e vários insumos também da região, como milho, carne de porco, couve… As receitas estão com nível técnico muito alto, tudo muito bom, e tudo respeitando essa temática”.

A revelação dos vencedores ocorreu no domingo (14), com a presença de representantes da Associação dos Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo do Amarante, realizadora do concurso. Confira os premiados:

– Melhor prato tradicional: João Anastácio – Tropeiro e carne de panela

– Melhor quitanda tradicional: Maria do Carmo – Tareco de milho

– Melhor prato vegano: Aparecida (Cidinha) – Paella vegana de legumes com cogumelos

– Melhor quitanda vegana: Elvira Honório – Bolinho de feijão com ketchup de goiabada

– Segundo lugar prato tradicional: Neli Amaral – Frango ao molho pardo

– Segundo lugar quitanda tradicional: Maria das Dores (Dorinha) – Pudim de milho

Vencedores do Concurso/ Imagem: Jaque Matos

Um fim de semana das crianças

Além da Cavalhada Mirim, os pequenos também foram protagonistas em outras atividades. O Projeto Estação das Histórias promoveu um cortejo animado da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes até o Parque das Cavalhadas, com charanga, personagens divertidos e brincadeiras ao longo do trajeto pela avenida principal do distrito. Já na Arena Brincante, dentro do parque, as famílias se reuniram em atividades como pintura facial, dinâmicas, jogos e oficinas criativas.

O Estação das Histórias seguirá presente no próximo fim de semana, desta vez voltado à captação de memórias da comunidade e dos visitantes. Os registros em vídeo irão compor o Memorial Digital da Cavalhada, fortalecendo os vínculos da festa com sua história e tradição. As ações são realizadas pela da Planeta Cultura e Sustentabilidade, viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Avante e da Pedreira Irmãos Machado.

Arena Brincante/ Imagem: Jaque Matos

A programação continua

As Cavalhadas seguem no próximo fim de semana, de 19 a 22 de setembro, com uma programação intensa que reúne atividades religiosas, promovidas pela paróquia de São Gonçalo do Amarante, shows e a tradicional Cavalhada Adulta, dividida em dois atos: no sábado e no domingo à tarde. Entre os destaques musicais estão o grupo Lex Luthor, no sábado, e a banda Doce Trapaça, que se apresenta no domingo, ambos encerrando a noite. A programação completa pode ser acompanhada no perfil oficial das Cavalhadas de Amarantina no Instagram @cavalhadasamarantinaoficial

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni