Durante a Festa de São Gonçalo e Cavalhadas de Amarantina, realizada no último fim de semana, foi feita a entrega oficial do título de Patrimônio Imaterial Municipal para as Cavalhadas. Com isso, Ouro Preto valoriza e perpetua uma das mais importantes tradições culturais do município.
As Cavalhadas encenam a luta entre o exército Cristão (chefiado pelo imperador Carlos Magno) e o Mouro (comandado pelo almirante Balão). A cena lembra, ainda, a morte do soldado Espinger que, sendo considerado um “espião” e traidor, é simbolizado por um palhaço. Em trajes militares, montados a cavalo e empunhando as suas espadas e lanças, moradores usam uniformes com adereços em azul e branco, simbolizando os Cristãos, e a cor vermelha e azul, representando os Mouros.
O município já contava com outros dois bens registrados no Livro de Saberes e Celebrações do Município: a “Produção artesanal de doces de São Bartolomeu” e a “Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra”, que acontece no distrito de Santo Antônio do Salto.