Mais um edital do Ambienta – Novelis pela Sustentabilidade chegou ao fim com 1.983 pessoas beneficiadas diretamente e mais 78 mil indiretamente. O programa responsabilidade socioambiental da Novelis tem foco em segurança, reciclagem e ensino nas áreas de ciências e matemática.
Foram investidos R$ 60 mil em oitos projetos, sendo quatro do município de Ouro Preto, dois de Diogo de Vasconcelos, um de Guaraciaba e um de Ponte Nova. Além de destinar recursos financeiros para o desenvolvimento das ações, a Novelis também oferece uma consultoria em gestão para os responsáveis pelos projetos, com o objetivo de ajudar as instituições a alcançarem os objetivos de cada iniciativa e potencializar os resultados.
Um caso de sucesso é o projeto “Reciclar é preservar: De olho no óleo”, do Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras (NATA), de Ouro Preto (MG), que participa pela segunda vez do Programa Ambienta. Desde a primeira fase do projeto, já foram lançados dois produtos – o sabão ecológico “Sabonata”, o amaciante “Suavenata”, um desinfetante e a nova embalagem do “Sabonata”, além da realização de dezoito palestras de conscientização para crianças sobre a importância da destinação adequada do óleo de cozinha usado.
Na área de ensino, um dos destaques do terceiro edital do Programa Ambienta é o projeto “Ciência para Educação e Sensibilização Ambiental – Círculos de Sustentabilidade”, do Departamento de Computação (DECOM), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que buscou fortalecer o vínculo entre a pesquisa e a inovação acadêmica, difundindo a prática da sustentabilidade nas comunidades de atuação, por meio da produção de conteúdo didático para o ensino, realização de seminários, oficinas, além de outras ações voltadas para o tema reciclagem, e a criação de um perfil no Facebook para ampliar a divulgação do conteúdo criado.